Olá, tenho 16 anos e moro com minha mãe. Ela me maltrata, faz chantagem emocional, invade minha privacidade, me bate, me deixa ficar com fome, não me deixa ver meu pai (eles tem guarda compartilhada, devo estar com ele um sábado, 15 dias das minhas férias e feriados, porém ela nunca me deixou ir), ela já foi internada por problemas psicológicos também. No último surto dela, implorei para meu pai me tirar daqui, ele foi atrás do pedido da guarda, que já está protocolado. Ele me disse para ir para a casa dele, eu quero muito ir, porém tenho medo dela me obrigar a voltar, já qué é ela está com minha guarda , ela tem esse direito ? Ela pode me tirar a força da casa do meu pai ?

Respostas

    L

    Luciana Moreira Quarta, 27 de janeiro de 2021, 12h52min

    Sim, ela pode te tirar a força de lá, pois quem tem a guarda é ela.

    ?

    Desconhecido Quarta, 27 de janeiro de 2021, 12h54min

    Então, o que eu devo fazer ? Pois se chegar uma intimação aqui, eu sei que ela vai surtar...

    L

    Luciana Moreira Quarta, 27 de janeiro de 2021, 13h52min

    Tente falar com o conselho tutelar da sua cidade com urgência.

    A

    Alice Melo 18854/RN Quarta, 27 de janeiro de 2021, 16h05min

    Olá, tudo bem? Pelo seu relato você se encontra inserida em um ambiente que não proporciona um bom desenvolvimento físico e mental necessário para sua idade.

    Além disso, seu relato traz que sua genitora lhe privou de um direito seu, que é o convívio familiar com seu pai.

    Essas atitudes, caso devidamente comprovadas, se configuram como violações de direitos seus, os quais prevalecem sobre qualquer direito que algum genitor seu tenha.

    Ademais, como a guarda é compartilhada, seu genitor possui o direito de prover todo o cuidado necessário para você, que aparentemente se encontra em situação de risco. Desse modo, mesmo que a residência da sua genitora seja a principal e que ela possa entrar com uma ação para reaver sua guarda de fato, antes que tudo isso ocorra, devido a sua idade, a sua opinião será levada em consideração.

    Assim, como você já é uma adolescente, próxima da maioridade, a sua opinião sobre aonde quer morar é a que prevalecerá, desde que o ambiente seja propício para isso.

    De todo modo, caso você se encontre em situação de risco, além de procurar um Conselho Tutelar para realizar a denúncia ou ligar para o Disque 100, você pode procurar meios para cessar essa situação, sendo todo esse procedimento comunicado ao juiz em que a ação de guarda tramita.

    Boa sorte!