Adaptação dos elevadores para os deficientes
É preciso exigir o cumprimento do artigo 13, inciso III da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Reza o referido dispositivo que nos edifícios privados as cabines e as portas dos elevadores devem ser adaptadas para os deficientes.
Art 13 Os edifícios de uso privado em que seja obrigatória a instalação de elevadores deverão ser constituídos atendendo aos seguintes requisitos mínimos de acessibilidade: (...) III - cabine do elevador e respectiva porta de entrada acessível para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Pergunto: quantos elevadores têm os botões em braile?
Prezado Rodrigo,
Não sei lhe responder quantos elevadores têm botões em braile, mas cetamente posso lhe informar que aqueles botões são um tanto esquisitos.
Você já reparou que a inscrição em braile fica ao lado do botão?
Será que o deficiente visual sabe que tem que chegar o dedo um pouco mais para a esquerda ou para direita? Ou será que fica apertando freneticamente um botão que não funciona?
Abraços.
Fernando
Também é importante ressaltar que a quantidade de ônibus adaptados é míninma. Sou deficente físico, cadeirante, e nunca vi um único ônibus adaptado. É um desrespeito total. Já tentei pegar vans no ponto e elas simplesmente não param. Sei que há lei que veda tal pratica discriminatória e outras que determinam o reaparelhamento do sistema de transporte, mas infelizmente não são cumpridas. È o que acontece num Estado em Anomia, sem autonomia ou soberania...
Esta realmente é uma das situações mais graves. Porém, gostaria de ssaber se por acaso o Sr. já chegou a interagir com o MP e sendo positiva a sua resposta qual foi o desdobramento dos contatos?
Aqui em minha cidade estou acompanhando dois ICs que foram abertos mediante representações feitas por mim. Num deles, o IC n.º 034/04 (sobre instalação de telefone público para deficientes auditivos), a Telemar e a Anatel foram intimadas pela 2ª Promotoria de Justiça da Tutela Coelativa. No outro, o IC n.º 077/04 (sobre a adaptação do espaço físico das universidades, quanto à eliminação de barreiras), a 1ª Promotoria intimou o diretor do campus da Estácio de Sá e solicitou uma perícia ao setor responsável do MP. Ainda quero ver no que vai dar...
Abraços,
Rodrigo.