esta semana recebi uma cobrança da universidade onde estudo informando que existe debito de julho 2002. acredito que deva ser diferença de mensalidade pois o valor cobrado é de R$11,00. sendo assim questino se sou obrigado a comparecer a cobrança e fazer prova desse pagamento? quanto tempo devemos guardar o boleto de pagamento de mensalidade universitaria? atenciosamente rocas

Respostas

    ?

    Nara Segunda, 05 de julho de 2004, 22h08min

    Mensalidades escolares, em qualquer nível de estudo, prescrevem em um ano.

    ?

    Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz Segunda, 12 de julho de 2004, 15h13min

    Minha sugestão é que o Sr. pague esta mensalidade para evitar problemas e requeira via PROCON o ressarcimento em dobro porque se trata de uma cobrança indevida. Não havendo acordo, entre com uma ação indenizatória e peça também danos morais.

    É bom nunca jorgar fora o comprovante daquilo que pagamos porque nem sempre os juízes aplicam a inversão do ônus da prova, mas entende-se que a cobrança de débitos antigos que foram "esquecidos" pelo fornecedor de serviços já não têm mais validade. Este foi o entendimento adotado pelo Judiciário do Rio de Janeiro quanto às contas em atraso da Telemar que estavam sendo exigidas pela concessionária em 2001 referente a 1999 ou 2000 (não me lembro de cabeça a data com precisão) porque houve uma falha no seu sistema na época própria. Assim, creio que o mesmo pode ser aplicado ao caso que o Sr. nos relata em sua mensagem porque a relação entre o aluno e a universidade particular é indubitavelmente de consumo.