Caros amigos,

Minha situação é a seguinte: Sou dentista de uma prefeitura e recebo insalubridade. Tenho visto várias jurisprudências dando ganho de aposentadoria com 25 anos a quem percebe insalubridade. Colocaram no consultorio um aparelho de raio x para eu manusear. Andei pesquisando e descobri que posso pedir mudança do adicional de insalubridade para periculosidade o que seria mais vantajoso. Mas estou na dúvida: Nesse caso perderia o direito a aposentadoria especial?

Respostas

    C

    carteiro Sexta, 20 de agosto de 2010, 23h00min

    esta para ser aprovada uma lei que concede insalubridade para quem trabalha exposto ao sol, trabalho nos correios na area de distribuição, tereia direito a insalubridade e aposentadoria especial, se esta lei for aprovada o tempo que ja trabalhei contara como fator multiplicativo?

    E

    eldo luis andrade Sábado, 21 de agosto de 2010, 16h41min

    A lei concede só insalubridade? Se sim não está garantido tempo especial. A não ser que seja constatado exposição ao calor em níveis segundo a NR 15 do Ministério do Trabalho. Se conceder aposentadoria especial para carteiro a lei terá de ser complementar e não ordinária. A Constituição exige lei complementar para hipóteses novas de aposentadoria especial além das já existentes.

    C

    carteiro Sábado, 21 de agosto de 2010, 21h18min

    nos ja ganhamos um adicional de risco de 30% das 8 hora trabalhadas 5 são expostas ao sol,chufa,frio, calor que vem do asfalto,gas carbonico quem vem de veiculos,ruidos de transito e de animais, estamos sujeito a atacaque caes, acidente de transito e até mesmo a contagio de molestia pois estamos em contato com todo o tipo de publico, o indice de carteiros que machucam as costas é grande diante desta condição se esta lei for aprovada mesmo que ela não seja regulamentada sera que tenho chances de ganhar na justiça este direito a aposentadoria especial pois ja passei por varias infermidade decorrentes do trabalho que faço.

    E

    Edson Shigueo Quarta, 08 de setembro de 2010, 11h53min

    Para quem possa me ajudar : o tempo rural pode ser somado ao tempo urbano para fins de aposentadoria?

    J

    josexjose Quarta, 17 de novembro de 2010, 13h23min

    DR ELDO SE O SEGURADO DER ENTRADA NO PEDIDO DE APOSENTADORIA POR TEMPO
    DE CONTRIBUIÇAO E ELE TIVER DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL COMO FICA O INSS
    AVISA OU NAO .. TALVES POR FALTA DE CONHECIMENTO DOS DIREITO ISSO PODE ACONTECER AGUARDO UM PARECER OBRIGADO

    D

    denilson marinho RJ Sexta, 02 de setembro de 2011, 19h54min

    Minha esposa é funcionaria pública federal a 27 anos, durante todos estes anos trabalha na área de saúde, sempre recebeu insalubridade. Foi informada que teria direito a aposentadoria especial, deu entrada seu pedido foi negado com a alegação de que por alguns meses o ela deixou de receber o adicional de insalubridade, sendo que ela sempre exerceu e continua exercendo função insalubre, trabalha com pacientes e manuseio de material biológico. Gostaria de saber se ela perdeu o direito aos 27 anos por causa de alguns meses sem o desconto no contra-cheque, se ela de fato tem esse direito e como agir nesse caso. desde já agradeço a colaboração.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 05 de setembro de 2011, 18h12min

    MANIFESTAÇAO RETIRADA APÓS DENÚNCIA DO DEBATEDOR “JOSÉ CLAUDIO P.” (OU “JC”) , QUE NÃO ADMITE QUE ESTE OUTRO PERMANEÇA PARTICIPANDO DOS DEBATES DO FÓRUM JUS NAVIGANDI.

    D

    denilson marinho RJ Quinta, 08 de setembro de 2011, 21h35min

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF

    obrigado pela orientação, foi de grande valia.

    B

    Bruna mioki Sexta, 04 de novembro de 2011, 21h27min

    Meu nome é rosangela meu marido é aposentado por acidente de trabalho é acamado quero saber se ele tem direito a salubridade

    A

    Adriana M Araujo Sexta, 04 de novembro de 2011, 22h34min

    Bruna, a insalubridade é devida aos trabalhadores expostos a riscos a saúde no ambiente de trabalho, logo seu esposo não tem direito.