Quero vender meu ap. mas o sindico proibiu placas de vende-se. Há 2 meses roubaram alguma coisa em 2 aptos. Isso acontece sempre aqui. Em 2007 meu apto ficou aberto 1 mes, foi roubado, saqueado......A vizinha de baixo há anos reclamou de sumiço de joias, e outros casos parecidos. Por medida de segurança os corretores só podem entrar acompanhados pela faxineira (que já vi se escondendo e me disse que não atende corretor). Moro fora e queria deixas as chaves com imobiliárias, como já fiz em outros imóveis, mas como se a faxineira além de não acompanhar, impede os corretores de entrarem? Ja tentei falar com o sindico em outras ocasiões, mas ele.se esconde e não atende. Tem maioria na assembleia. Quem pode me ajudar. Há algum advogado que cuide disso Desde já agradeço

Respostas

    G

    Gbs Terça, 16 de março de 2021, 11h30min

    Qualquer advogado sabe como proceder. Contrate um.

    H

    Hen_BH Terça, 16 de março de 2021, 11h45min

    Não vejo abuso algum.

    Em primeiro lugar, não é função de faxineiro acompanhar corretores ou quaisquer outros profissionais dentro do condomínio. Isso poderia implicar na alegação de desvio de função, com consequências financeiras para todo o condomínio, não sendo esse também um papel do síndico. É praxe (saudável inclusive) que nas convenções conste que os empregados do condomínio não podem ter suas atividades utilizadas de modo particular pelos condôminos.

    Se existe regra no condomínio de que corretores (e demais terceiros) só entram acompanhados (e considerando que a faxineira e o síndico não têm a obrigação de acompanhá-los), e se você se está fora da localidade, cabe então a você providenciar um representante (amigo, parente etc.) que possa fazer esse acompanhamento sempre que necessário, conjugando-se assim seus interesses particulares com a necessidade de organização e segurança do condomínio.

    ?

    Desconhecido Terça, 16 de março de 2021, 13h13min

    ISS// é pra isso que estou aqui, procurando um advogado disposto a trabalhar.

    ?

    Desconhecido Terça, 16 de março de 2021, 13h15min

    Não tenho parente, amigo ou qualquer outra ajuda.
    E mesmo que tivesse isso não é problema deles.
    Pra isso, os corretores são pagos.
    Estou procurando uma forma legal de exercer meu direito de proprietária, como já fiz em outros imóveis sem o menor problema.
    Se algum profissional se dispuser a ajudar, será pago, deixo bem claro! Não será um favorzinho.
    No aguardo de profissionais .
    Grata

    G

    Gbs Terça, 16 de março de 2021, 14h43min

    Aqui ninguém vai indicar profissional, ate pq este for um ano permite indicação e nem oferecimento de serviços e advogado vc vai encontrar onde vc reside ou onde esta localizado o AP.

    ?

    Desconhecido Terça, 16 de março de 2021, 15h24min Editado

    Mas a página inicial pergunta " vc precisa de um advogado?" Pede estado e cidade e depois quando vc formula a pergunta, antes de poder postar te perguntam #pagaria por um advogado?#
    Por Isso estou aqui, pra mim este seria um lugar onde os advogados interessados entrassem em contato com possíveis clientes dispostos a contrata-los. Caso eu esteja enganada peço que desconsiderem.
    Grata pela atenção

    G

    Gbs Terça, 16 de março de 2021, 15h32min

    Vou repetir. O for um nao indica. E jamais co trate qualquer profissional via internet. Nas páginas do google basta vc digitar advogados na cidade tal que ira aparecer milhares.

    H

    Hen_BH Terça, 16 de março de 2021, 18h23min

    "Não tenho parente, amigo ou qualquer outra ajuda. E mesmo que tivesse isso não é problema deles."

    Se não é problema deles, menos ainda é problema da faxineira e do síndico do condomínio. O interesse é seu. Se não tem ninguém que se disponha a acompanhar o corretor, pague alguém que o faça.

    Se em outros condomínios a conduta foi tolerada, isso não quer dizer que nesse atual ela deva ser.

    F

    fauve Terça, 16 de março de 2021, 20h37min

    Como síndica eu vejo um possível abuso aqui: "Por medida de segurança os corretores só podem entrar acompanhados pela faxineira..." Explica melhor quem determinou isso?

    Porque faxineira não tem que acompanhar ninguém. O corretor, devidamente autorizado pelo proprietário, pode entrar no condomínio. Em que condições? Depende do Staff do condomínio. Havendo portaria 24 horas o corretor vai se identificar e o RI do condomínio pode impor dia e hora de visita. Não havendo portaria 24 horas quem tem chave entra.

    Em hipótese nenhuma o condomínio pode impedir uma visita autorizada pelo condômino. Você não vai autorizar de forma genérica que uma imobiliária entre no condomínio. Mas o Sr. Fulano de Tal, portador do CRECI ... vai entrar sim, e não está obrigado a tolerar que faxineira, zelador, síndico ou qualquer outro "corretor de plantão" atrapalhe o serviço dele. Você autorizou que o corretor Fulano de Tal e seus acompanhantes adentrassem na sua unidade. Ninguém mais entra. E não se exige mais nada.

    H

    Hen_BH Terça, 16 de março de 2021, 20h42min

    Lembrando que nesse caso, qualquer dano que o corretor ou eventual interessado comprovadamente causar ao condomínio, é responsabilidade do proprietário do imóvel o respectivo ressarcimento.

    F

    fauve Terça, 16 de março de 2021, 20h53min

    Sim, claro. O proprietário responde por qualquer "tranqueira" que adentrar no condomínio com sua autorização. E eu desaconselho totalmente que as chaves sejam deixadas em "imobiliárias" porque se houver uma janela esquecida aberta e um temporal alagando o apartamento a Angela não terá como saber quem foi o responsavel. Melhor dar exclusividade a apenas uma imobiliária.

    H

    Hen_BH Terça, 16 de março de 2021, 20h56min

    Concordo totalmente.