Boa noite meu nome é Junior,

Meu pai faleceu e não abrimos o inventário. Agora vamos dar andamento. Minha mãe e casada em comunhão de bens e tem eu e minha irmã. Minha mãe e minha irmã no inventario que colocar que abrirá mão para mim. Eu tenho dois irmão da parte da minha mãe eles tem direto oi só após a morte dela?

Respostas

    E

    Elcio Sábado, 17 de abril de 2021, 22h51min

    Sim, sendo filhos da sua mãe, os seus irmãos unilaterais terão direito somente com o falecimento dela

    Referente ao regime de bens, caso seja parcial, você, sua irmã e a sua mãe herdam os bens particulares do seu pai (adquiridos antes do casamento ou por doação)., porém, os bens adquiridos durante o casamento, apenas você e a sua irmã herdam.

    Quando você fala em "abrir mão", elas devem renunciar de forma abdicativa, assim, você herdará integralmente.

    ?

    Desconhecido Sábado, 17 de abril de 2021, 23h58min

    Tem como a minha irmã de me doa e minha escrever que após a morte dela passa para mim?

    Nessa situação a casa fica no nome de que
    Isso tudo no inventario.

    ?

    Desconhecido Domingo, 18 de abril de 2021, 0h00min

    Irmã me doa e a e a parte da minha mãe me doa e colocar uma obs após a minha morte?
    Tem como fazer isso tudo no inventario?

    E

    Elcio Domingo, 18 de abril de 2021, 16h35min

    Dessa forma que o senhor pretende, somente por testamento, no cartório de notas, ainda assim, é necessário já ter a propriedade do bem doado.

    No inventário, elas podem renunciar a herança ao monte-mor, o que beneficiaria o senhor, a referida renúncia deverá ser realizada por escritura pública ou termo nos autos do inventário.

    ?

    Desconhecido Domingo, 18 de abril de 2021, 17h23min

    Pelo que entendi se for colocar após a morte da minha mãe teria que abrir um testamento em cartório e o imóvel teria que já está no meu nome isso.

    Se elas foram doar direto aí dava para colocar direto no inventario isso?

    E

    Elcio Domingo, 18 de abril de 2021, 18h16min

    No testamento, elas doariam após a morte, os testamentos são individuais, o testador poderá dispor de todo o seu patrimônio, desde que não tenha deixado à época de sua morte nenhum herdeiro necessário, dessa forma, se a sua irmã deixar filhos ou cônjuge sobrevivente, só poderá dispor no máximo de 50%, e a sua mãe também poderá dispor de 50%, pois tem filha.

    No inventário seria renúncia ABDICATIVA,, pois automaticamente seria transmitido ao senhor, e não envolvendo imposto de doação (ITCMD).

    E

    Elcio Domingo, 18 de abril de 2021, 18h18min

    No testamento, elas doariam em vida, para após a morte o senhor se beneficiado.

    E

    Elcio Domingo, 18 de abril de 2021, 18h38min

    Lembrando que se a sua irmã tiver filhos e/ou cônjuge/companheiro, ela só poderá doar metade, porém, no caso da renúncia, basta ela renunciar a herança ao monte-mor.

    ?

    Desconhecido Domingo, 18 de abril de 2021, 19h26min

    Mais se ela no inventario renunciar ai pode ser tudo né?

    ?

    Desconhecido Domingo, 18 de abril de 2021, 23h14min

    Deixa eu te fazer outra pergunta a questão da documentação p o inventário eu sou solteiro e minha irmã e casada precisa da documentação do.marido dela e tirar certidões dele também?

    E

    Elcio Segunda, 19 de abril de 2021, 0h00min

    Sim, é necessário a juntada desses documentos. Lembrando que vocês podem fazer o inventário no cartório de notas.

    Para sua orientação, esses documentos servem para o inventário judicial ou extrajudicial (CARTÓRIO DE NOTAS)

    https://www.cnbsp.org.br/?url_amigavel=1&url_source=paginas&id_pagina=60010&lj=1600

    ?

    Desconhecido Segunda, 19 de abril de 2021, 0h11min

    Mais o marido da minha irmã assina alguma coisa?
    Ou só ela pois a herança e do meu pai

    E

    Elcio Segunda, 19 de abril de 2021, 0h33min

    Sim, o juiz costuma determinar, mas se não quiser alertar, junte apenas os documentos dele e aguarde.