Sei que não é permitido mas o meu caso é um pouco diferente. Tenho 18 anos, meus pais biológica me deram para uma família de conhecidos esse que me criaram porém não me adotaram no papel. Sinto que não sou pertencente a nenhuma das famílias por coisas que passei quando pequena. Nesse caso poderia entrar com uma ação para poder adotar o sobrenome Lycan (criado) que para minha pessoa tem um significado de família pertencimento?

Respostas

2

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado #{user.city.long_name("/")} 138496/SP Terça, 04 de maio de 2021, 17h50min Editado

    NAIELE

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é um pouco mais simples alterar o prenome. E quanto ao sobrenome, você pode incluir o da família de criação. Mas quanto a sua pergunta específica acho pouco provável. E ambos devem ser pela via judicial através de uma única Ação de Retificação de Registro Civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). Este processo judicial demora cerca de 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para a ação. Obs: não podemos informar valores de taxas e de honorários pelo site.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes

  • 0
    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine #{user.city.long_name("/")} 135.152/SP Quarta, 05 de maio de 2021, 14h32min

    Naiele, boa tarde
    com razão o colega acima, com 18 anos de idade, a chance de êxito desta alteração é muito boa e deve ser feito através de uma ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado de sua escolha
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE - OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes