Sou filha e proprietária de imóvel. Tenho 3 casas no meu nome... Usufruto do meu pai e mãe. Eles recebem o aluguel. 1 das casas desocupou pedi para me mudar, minha mãe concordou.... Meu pai diz que quer que eu pague aluguel para ele já que o usufruto está no nome dele e da minha mãe .. ele quer a parte dele do aluguel.... Porém eu sou proprietária, seria certo eu pagar aluguel de uma casa que também está no meu nome? Não existe acordo com ele.... Porém ele possuí outros imóveis somente dele, casa em condomínio de luxo, carro zero.... Eu sou podre, não tenho como bancar aluguel, não sei oque fazer. A lei nunca ajuda quem precisa

Respostas

    E

    Elcio Quinta, 13 de maio de 2021, 15h35min

    O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas), porém, na hipótese de não uso, ou não fruição, da coisa em que o usufruto recai, de acordo com o Artigo 1.410, inciso VIII,, do Código Civil, o usufruto extingue-se, cancelando-se o registro no Cartório de Registro de Imóveis, ou seja, pela falta de uso do Imóvel, assim sendo, ele só poderá cobrar aluguel de um imóvel, os outros devem ser extintos.

    F

    fauve Quinta, 13 de maio de 2021, 16h32min

    Sim, seria certo. Imagino inclusive que eles te deram os imóveis?

    O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos portanto seu pai pode alugar o imóvel, inclusive para você.