Tenho 17 anos(faço 18 em outubro) e tenho problemas com minha família, eles me tratam como empregada, passam tudo na minha cara, praticamente me tratam como lixo!! Gostaria de saber se posso sair da casa dos meus pais sem autorização deles, ou terei que procurar a justiça pra pedir emancipação. Por favor, não é por causa de namoro, é por conta do que eu passo mesmo. Sinceramente não tô mais aguentando.

Respostas

    L

    Luciana Moreira Terça, 18 de maio de 2021, 10h26min

    Não pode sair até completar 18 anos, e sinceramente a justiça é lenta, vc faria 18 anos muito antes do seu caso chegar até o juiz. Então aguarde mais alguns meses

    H

    Hen_BH Terça, 18 de maio de 2021, 10h54min Editado

    E mesmo que fosse emancipada, fica a pergunta: você tem condições de manter suas despesas fora de casa, como aluguel, água, luz, telefone, internet, remédios, roupas, comida e todas as outras despesas que as pessoas que vivem no mundo real têm de custear?

    Pois querer ser independente, mas continuar dependendo do dinheiro de papai e mamãe para viver não rola, não é mesmo?

    Ademais, o que você entende por "ser tratada feito empregada"? Lavar as suas calcinhas, arrumar a sua cama e ter de ajudar na organização da casa (limpeza, arrumação)? Porque se é disso que estamos falando, é o mínimo que se espera que uma pessoa com 17 anos de idade faça para ajudar em casa.

    Ou você acha que se for morar com o namorado na casa da sogra, você será tratada como rainha e terá casa, comida e roupa lavada sem esforço algum? Nesse caso, está mais fácil você deixar de ser "empregada" na sua casa para ser "empregada" na casa dela.

    Agora, se estamos falando de agressões, procure o Conselho Tutelar de sua cidade.

    Aguarde até outubro e ao completar 18 anos, saia e vá para onde quiser e com quem quiser. Mas vou te contar uma surpresa: se o arroubo de liberdade não der certo e você não tiver condições de se manter com as despesas do mundo real, seus pais não serão obrigados a aceitar você de volta na casa deles, e tampouco custear um centavo sequer de suas despesas.

    Afinal de contas, você será uma pessoa livre!