PRONOME DE TRATAMENTO USADO PARA PROMOTOR!
Alguém poderia informar-me qual pronome de tratamento, DE ACORDO COM A GRAMÁTICA, que se aplica a PROMOTOR?
A
Lei n. 8.625/93 estabelece no seu artigo 41, I, que os membros do Ministério Público devem receber o mesmo tratamento jurídico e protocolar dispensado aos membros do Poder Judiciário. Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência”.
Também é praxe o uso de: Ilustre membro do Ministério Público, Douto Promotor.
Espero ter-lhe ajudado
bom dia promotor eu quero fazer pergunta eu tou morrando 13 anos com meu vô eu só neto na colônia agora ,eu quero sai daqui ,é tem 4 filho agora não quere cuidar eu queria ver ok poderia fazer nesse causo Doutor .As filha não quere levar ainda eu ele querem vender terra é compra lote por vô no valor de r$ 200.000 eu não quere cuida
Ilustre e ilustríssimo não se usa mais, como se pode verificar em diversos manuais de redação, inclusive no da Presidência da República: "Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor." Do mesmo modo, não se usa mais o Digníssimo: " Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação."
Olha, doutor não é pronome de tratamento. Doutor é título acadêmicos que se obtém após ter feito mestrado e mais quatro anos. A pouco tempo o STF jugou um case em que um juiz desejava ser chamado de doutor. Ele pdrdeu a acao. Juiz, promotor e advogado obtém o diploma de bacharel em direito alguns dazem concurso para juiz ou promotor, outros tiram a OAB e viram apenas advogados.