Area Comum em terraço de condominio de Edifício

Há 17 anos ·
Link

Gostaria de saber se há usucapião em espaço aereo de edifício. Uma vez que na convenção do condominio não cita este espaço para nenhum dos condõminos. Outra coisa, como poderei requerer o direito de usar o espaço aereo, uma vez que o morador do ultimo andar fechou o acesso para tal e mantem o espaço exclusivo para ele?

1 Resposta
Sérgio Claudio Velloso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Olá, Elizangela !... não há possibilidade de se fazer uma usucapião de espaço aereo, a cobertura do prédio é 'área comum de divisão proporcional', salvo se, estiver expresso na convenção que o proprietário do apto. nº. "tal" do último andar tiver comprado a referida, e, ainda, essa deve constar registrada na matrícula desta unidade autônoma; caso não esteja registrata pode estar, na convenção, especificando que o apartamento nº. "tal" tem 'uso exclusivo da cobertura', cabendo a este a sua conservação em todos os aspectos, inclusive reformas, sem que gere custas ao condomínio; fique atenta em relação ao IPTU do condomínio, normalmente a cobertura, quando é 'área de uso comum', seu tributo vem diluído com as despesas do condomíno, ou seja, vc e os outros condôminos pagam o IPTU para seu "vizinho" usa-la. Portanto, a cobertura é de todos, até que este condômino prove o contrario, ele não pode de hipótese alguma bloquear a passagem; mas observe se na convenção é permitido o acesso para a cobertura, provavelmente só é permitido o acesso para eventuais manutenções e não para lazer, salvo se, ela tiver algum tipo de lazer, piscina, etc... Este assunto de cobertura gera muitos conflitos, bem como as garagens, porém vc não deve se omitir, procure seus direitos, questione nas reuniões do condomínio; caso o seu imóvel seja dequeles no qual não tem condomínio, vc só tera a convenção para se apegar e lutar por seus direitos, aí neste caso não tem o síndico para vc reclamar.

Espero ter ajudado e boa sorte !!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos