Moro numa casa alugada através de uma imobiliaria e todos os meses pago o aluguel corretamente. Esse mes, devido a uma doença da família atrasei o aluguel mas posicionei a empresa que estaria quitando na data XXX mas mesmo assim, eles estao ligando insistentemente para o meu trabalho, efetuando cobranças e me deixando numa situação vexatória. O que posso fazer diante dessa situação?

Respostas

    D

    Denys Brasília/DF Quarta, 09 de junho de 2021, 2h55min Editado

    É natural que situações excepcionais ocorram em uma relação jurídica contratual. No entanto, a avença estipulada em contrato deve ser adimplida (cumprida) por ambas as partes, que no caso da locação é a cessão do bem imóvel , pelo locador, para que o locatário possa fazer o uso do bem, e o pagamento, do locatário ao locador, de uma quantia previamente determinada (aluguel).

    No entanto, no seu caso específico, a imobiliária não pode promover atos que te levem ao rídiculo, uma vez que o credor possui meios legais para coagir o devedor a realizar o pagamento da dívida, que pode ir desde os meios extrajudiciais, como é o caso de protesto do nome do devedor, até os meios executivos judiciais.

    Portanto, caracterizada a cobrança vexatória por meio da imobiliária, pode ser ajuizada ação de indenização por danos morais, bem como solicitado ao juiz que determine que a empresa se abstenha de promver tais condutas em face de sua pessoa.

    Te oriento a procurar o advogado especialista em direito imobiliário de sua confiança, pois ele poderá te ajudar a resolver esta situação de forma mais célere.