Pode um locatário pedir para sair da casa em época de pandemia?
O proprietário da casa que moro me deu 30 dias para sair do imóvel. Meus alugueis estão em dia porem utilizei os dois depósitos no inicio da pandemia quando fiquei desempregada. A questão é que para eu alugar outro imovel preciso juntar os valores do doposito, então conversei com ele e disse que dois meses ficaria sem pagar o aluguel pois eu não tenho como manter o aluguem a ajuntar para alugar outra ele se negou. O que posso fazer nesses casos?
O que você fez está errado.
O valor que você repassou no início do contrato não se trata de "adiantamento" de dois meses de aluguel. O que você pagou chama-se caução, e que por acaso foi em valor equivalente a dois meses de aluguel.
A caução é garantia de que o proprietário do imóvel não terá nenhum tipo de prejuízo quando você desocupá-lo, tais como danos ao imóvel ou contas em atraso.
Desse modo você não poderia utilizar a caução como meio de abatimento no pagamento dos aluguéis.
Se você ficou dois meses sem pagar aluguel você abriu a possibilidade para que o proprietário entre com ação de despejo e requeir imóvel de volta.
Por que simplesmente não vou conseguir pagar aluguel e juntar o depósito para alugar outra casa. Como me deram 30 dias eu não vou conseguir pagar deposito de outra casa pagando o aluguel. Eu sou assalariada não sou rica. Além disso sou mãe solteira e tenho duas filhas menores, ou seja minha renda é uma sobrevivência. Eu realmente preciso de uma solução amigável, ou esperar o despejo judicial.