J

    JURIDIQUES Segunda, 14 de junho de 2021, 11h25min

    Primeiramente você devem abrir inventário para regularizar a situação deste imóvel.
    O IPTU é devido a todos os proprietários do imóvel, mas ele pode ser compensado através de acordo (entre os herdeiros) já que nem todos utilizam o imóvel.

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de junho de 2021, 16h33min

    Mas não existe obrigatoriedade, certo? Isso vai de acordo, não moro lá e pago iptu do imóvel que moro. Inventário mesmo com minha mãe viva?

  • -1
    J

    JURIDIQUES Segunda, 14 de junho de 2021, 16h35min

    o imóvel foi adquirido no casamento da sua mãe e de seu pai?

    G

    Gbs Segunda, 14 de junho de 2021, 16h39min

    Se nao foi feito inventario qd seu pai faleceu é obvio que feve ser feito. E qd sua mae falecer faz outro inventario

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de junho de 2021, 16h42min

    Sim,na união dos meus pais. Mas e pq dois inventários? E se fosse vender agora, faria 1 inventário? Aí ficaria 50% pra ela e 10% p herdeiros? Somos em 5

    J

    JURIDIQUES Segunda, 14 de junho de 2021, 16h46min

    O inventário deve ser aberto justamente para regularizar a divisão de direitos e obrigações desse tipo de situação.
    Sim! Sua mãe seria meeira do imóvel (50%) e o restante seria dividido entre os filhos herdeiros.
    No caso, como há a utilização exclusiva do imóvel, poderá ser estabelecido no inventário (do seu pai) um aluguel a ser pago por que utiliza o imovel diretamente.

    G

    Gbs Segunda, 14 de junho de 2021, 16h49min

    Vamos la seu pai morreu? Ti ha que ter feito inventario se nao fez tem que fazer.
    Se sua mae falecer hg tera que fazer 2 inventarios um do seu pai e outro da sua mae.
    Se for vender tera que fazer inventario e partilha 50 para sua mae e resto di ide entre irnaos.
    Sua mae nao é obrigada a aceitar a venda ela tem o direito de residir ate o dia da morte...e caberia à sua mae arcar com iptu

    G

    Gbs Segunda, 14 de junho de 2021, 16h51min

    Enquanto a mae residir ela usufrui e permite quem ela quiser que resida no imovel sem necessariamente cobrar aluguel

    J

    JURIDIQUES Segunda, 14 de junho de 2021, 17h05min

    sua mãe mora no imóvel ou apenas os irmãos?

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de junho de 2021, 17h11min

    Sim, ela mora lá e mais 2 irmãos, cada um no seu canto. (É um prédio com alguns apartamentos). Ela tem interesse em vender . Só não achei justo ter que ajudar a pagar o IPTU sendo que não moro lá, acho que deveria ser dividido entre as pessoas ( irmãos) que moram lá e não pagam aluguel. Eu moro em outro lugar e TB pago de onde moro, aí vou ter q pagar 2 iptu.

  • -1
    G

    Gbs Segunda, 14 de junho de 2021, 17h17min

    Nao vc nao paga..sua mae paga ou ela paga sozinha ou cobra dos moradores.

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de junho de 2021, 17h25min

    Pois é, mas me colocaram.como eu sendo obrigada TB a ajudar, já que sou herdeira. Então ajudo se eu quiser né, não existe obrigação. E o inventário é muito caro? É sob o valor do imóvel? Quem paga esse inventário? Tem um prazo?

    J

    JURIDIQUES Segunda, 14 de junho de 2021, 17h25min

    Neste caso concordo com o "ISS".
    De fato a obrigação é dela.