Concurso Cultural Tal Pai, Tal filho Casas Pernambucanas, premiação 1ª etapa Regional um celular para a melhor declaração de amor para o Pai – 2ª etapa Nacional as frases ganhadoras da etapa Regional estariam classificadas para etapa Nacional onde os prêmios eram um Ford Ecosport e um mini carro. Data de encerramento da entrega de cupons era no dia 21/08/2004, a seleção das melhores frases ocorreu dia 22/08/2004 e de acordo com o regulamento do concurso os contemplados seriam informados via telegrama ou TELEFONEMA 5 dias após a seleção.

Sexta feira dia 27 de Agosto de 2004, minha mulher recebeu uma ligação das Casas Pernambucanas do Shopping Central Plaza(SP) loja onde depositei alguns cupons, sendo que uma funcionária da loja chamada Juliana pediu para eu e minha família comparecermos na referida loja no domingo(29/08/2004) as 14:00 hrs., pois meu filho tinha sido contemplado no Concurso Tal pai, Tal filho.

Puxa ficamos contentes pois ganhamos um celular e participaríamos na final concorrendo ao Ecosport e o mini carro, meu filho de 3 anos e meio estava entusiasmado e feliz, minha filha de 2 anos só falava do Shopping, que queria estar lá, mudamos a nossa rotina de domingo para chegar no horário.

Chegando nas Casas Pernambucanas fui ao atendimento ao cliente e falei a uma funcionária que meu filho foi convocado a vir na loja por ter sido contemplado, ela me falou, as 14 horas será divulgado o nome do ganhador, faltam apenas 10 minutos, agradeci e sai e percebi que os funcionários do atendimento ao cliente, começaram a rir. Notei também mais famílias com crianças na loja, anunciaram no sistema de som da loja, atenção às 14 horas será divulgado o nome do ganhador do premio, olhei para minha mulher e meus filhos e sorri para eles. Bom enfim 14 horas, a minha alegria toda se transformou em constrangimento ao saber que o nome da ganhadora do celular estava fixado na parede da loja e a minha família e outras tantas que estavam lá receberam o mesmo telefonema da loja para comparecer as 14:00 hrs. Que absurdo, que constrangimento, que tristeza, minha família foi tirada de casa no Domingo dia de descanso para apenas participar de uma estratégia de marketing “para nós aproveitarmos as ofertas da loja” assim falou o gerente, cercado pelos Pais de Família indignados por tal abuso, tentou remediar a situação que se transformou em revolta, e levou as famílias no setor de estoques da loja e tentou explicar o inexplicável, enganar famílias, tirá-las de casa em seu dia de descanso, assumindo o erro tentou convencer as pessoas sorteando uma celular para atenuar a situação, eu nunca passei por tal constrangimento na minha vida, sai de casa achando que finalmente fomos contemplados com um premio e podendo concorrer a outro de maior valor, eu e a minha família fomos enganados, meus filhos não entendiam o que aconteceu, achavam que o pai tinha ganhado o celular, que domingo triste.

Fiz um boletim de ocorrência no mesmo dia, e queria uma orientação como devo agir nesta situação, procurar respaldo em órgãos de defesa do consumidor para entrar com uma ação contra esta Loja e requerer indenização por Danos Morais, afinal eu e minha família fomos humilhados(agora eu entendo os risos no atendimento ao cliente) , enganados e constrangidos.

Desde já agradeço alguma orientação.

Respostas

    ?

    jurandir Sexta, 03 de setembro de 2004, 8h35min

    Diante da repreensível e incompreensível atitude da empresa referida, entendo que é perfeitamente cabível uma ação de indenização por danos morais.
    Em princípio, também é possível vislumbrar a ocorrência do crime tipificado no art. 67 do Código de Defesa do Consumidor. POr isso foi bom que você tenha oferecido "queixa" na delegacia.
    Também é possível a imposição de multas administrativas à empresa.
    O ideal é que você procure um bom advogado que, certamente, vai saber defender os seus direitos.
    Práticas como as que foram descritas são odiosas e merecem a devida reprimenda.
    Não deixe barato.
    Boa sorte.