Prezados Amigos:

Construi minha casa com dois andares em 1960, com janelas no segundo andar (lado esquerdo). Ao lado esquerda da minha casa, na época havia apenas uma casa de um andar e que, portanto, nao encobria minha vista a partir das janelas do segundo andar de minha casa. Quero ressaltar que não existe distância nenhuma entre as duas propriedades.

Ocorre que atualmente, meu vizinho do lado esquerdo está construindo o segundo andar de sua casa o que tampará as janelas de minha casa.

Isso posto pergunto:

Posso tomar alguma providência contra meu vizinho para evitar o encobrimento de minhas janelas?

Obrigado

Respostas

    A

    Ana Bonadimam Quinta, 23 de abril de 2009, 23h25min

    Marcio,

    procure a prefeitura de sua cidade, e confira os paramentros para construção, poderá após as informações formalizar denuncia.

    C

    carol barbosa Quarta, 29 de abril de 2009, 17h00min

    obrigada pela dica

    A

    Ana Bonadimam Quinta, 30 de abril de 2009, 13h32min

    Carol

    os terrenos geralmente sao subdivididos, pode se efetivar a venda da parte que lhe couber, para isso deverá ir a prefeitura de sua cidade, ver as possibilidades para a subdivisão e registrar em cartório.

    I

    Ivonilse Sábado, 16 de maio de 2009, 12h16min

    .comprei uma casa, onde o iptu diz que a area do meu terreno tem 8,50 de frente só que meu muro esta construido a 8,40 para deixar 10 cm de recuo do vizinho, agora meu vizinho fez uma construção de uma outro andar na casa dele utilizando-se do meu muro, sem nem mesmo falar comigo e sem colocar colunas, colocou ainda um cano com a agua do telhado dele caindo na minha calçada e ainda fala que o muro é dele o que devo legalmente fazer para pedir o afastamento dessa construção?

    A

    Ana Bonadimam Sábado, 16 de maio de 2009, 17h53min

    Ivonilze,

    va até a prefeitura de sua cidade, setor de urbanização e peça, via fiscalização o embargue da obra, até que o vizinho tome consciencia e regularize a construção.

    D

    Dr. yuri Freitas Sábado, 16 de maio de 2009, 17h57min

    remédio:

    ação de nunciação de obra nova.

    vc pode fazer verbalmente, caso não contemple exito...via judicial.

    abç

    L

    Lucimari_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 16h57min

    Gostaria de tirar uma dúvida? No caso de briga de vizinhos qto aos muros. Uma amiga minha tem uma chacara bem localizada no centro da cidade, onde tem uma vizinhança em volta com seus respectivos terrenos todos mais abaixo, por isso todos já qdo construiram, fizeram vigas e paredes reforçadas para não ocorrer dos muros cederem. Mas aconteceu com o muro de uma dessas vizinhas q, não fez um muro reforçado e q acabou estourando. O q ocorre é q essa vizinha não veio falar diretamente e amigavelmente com minha amiga, foi mandando predreiros fazer orçamentos, e é claro, ela pegou o mais caro, conseguindo notas fiscais absurdas, mandando xerox à minha amiga de td, mandando pagar pelo menos a metade. Além dela ter feito toda a reforma do muro sem consultar minha amiga, mandou refazer o muro invadindo o terreno +/- uns 2 metros....um absurdo...e agora quer receber na justiça....O q ela deve fazer?

    P

    PAULO JOSÉ Sexta, 22 de janeiro de 2010, 20h13min

    OLÁ,CONSTRUI UM SOBRADO COM 2 PAVIMENTOS POR DENTRO DO MEU TERRENO,ACOSTADO AO MURO DIVISÓRIO,SENDO QUE AS JANELAS ESTAO DE FRENTE AO MEU QUINTAL,MAS VEJO O QUINTAL DO VIZINHO ,QUE ESTA QUERENDO POR NA JUSTIÇA ,POIS MEU PAI QUERIA TROCAR O MURO DIVISÓRIO QUE ESTAVA TOTALMENTE INCLINADO UNS 10CENTÍMETROSPARA O LADO DELE ,E ELE NÃO CONCORDOU,E AÍ ELE ESTÁ ARRUMANDO UM MONTE DE PRETESTOS PARA ASSIM NOS PREJUDICAR,SENDO QUE ELE CONSTRUIU UMA EDÍCULA COM UMA DAS PAREDES EM CIMA DO MURO DIVISÓRIO,E O TELHADO DA GARAGEM DELE TAMBEM ESTÁ APOIADO SOBRE O MESMO MURO,COM AS CALHAS DENTRO DO MEU QUINTAL,ISSO É CORRETO,GOSTARIA DE SABER OS MEUS DIREITOS POIS JA ESTÁ CAUSANDO MUITOS TRANSTORNOS .OBRIGADO.ABRAÇOS.....

    L

    lourenço neto Domingo, 11 de julho de 2010, 13h26min

    olá Dra. Tamara Helena, gostaria de sua ajuda. o meu caso é o seguinte, as janelas do meu vizinho.
    eu moro em um terreno que era de minha vó ja falecida, não existe escritura do terreno só existe um contrato de compra e venda em nome da mesma.
    meu pai ( falecido) construiu uma casa em uma parte do terreno que meu irmão ficou morando por algum tempo e a um ano ele estar alugando a casa pra outras pessoas.

    no terreno na parte da frente eu tenho dois comodos, e minha tia cedeu outra parte
    do terreno para que eu construisse uma casa, o problema é que o terreno é em (L) mas a parte que minha tia cedeu , é ao lado da casa dele, sendo que na parte que será construida minha casa ficara nos fundos da casa dele, e a parte da frente de minha casa ficara ao lado da dele.
    o problema è que existe duas janelas que dao acesso a minha parte do terreno tirando assim a minha total privacidade!!!!
    pois nao nos damos bem e ja ouvi varias discuçoes sobre isso e tudo sò acaba em brigas e nada se resolve pois ele sò faz ameaçar a gente dizendo que nao tem ninguem que o obrigue a feixa as janelas dele mesmo que fique dentro de minha casa ou minha sala ele nao feixa mesmo de jeito nenhum!!!

    o que fazer ???? pois essa entrada cera minha unica passagem.!!!!

    uma unica entrada e saida pois não tera quintal e nem porta dos fundos, essa sera minha unica passagem de saida para rua.

    como posso fazer para que ele feixe as janelas, pois já falei com ele varias vezes para resolvermos isso amigavelmente pois quero minha privacidade alem de tudo isso não nos damos bem sempre brigamos pois ele sò que ter direitos em tudo e nao respeita os meus direitos e tao pouco a minha privacidade.!!!!

    Eu ainda vou começar a construir a casa, mais desde já ele afirmou que não ira feixa-las... nem agora e muito menos depois de minha casa construida.

    _O que posso fazer para obriga-lo a feixar as benditas janelas???

    pois nao aguento mais tantas discuções e quero logo começar a compra os materias da contruçao e guarda los em meu terreno que existe um portão fechado mais nao posso confia pois existe essas janelas que alem de todas as brigas meu irmao vivi pulando para o meu quintal e mexento nas minhas coisa , alem dos lixos que joga em meu terreno tambem deixa outras pessoas entrarem sem minha permiçao ele usa a disculpa do calo pra manter as janelas abertas.

    me ajuda por favor!!!!???????

    L

    lourenço neto Domingo, 11 de julho de 2010, 13h26min

    olá Dr. Edson gostaria de sua ajuda. o meu caso é o seguinte, as janelas do meu vizinho.
    eu moro em um terreno que era de minha vó ja falecida, não existe escritura do terreno só existe um contrato de compra e venda em nome da mesma.
    meu pai ( falecido) construiu uma casa em uma parte do terreno que meu irmão ficou morando por algum tempo e a um ano ele estar alugando a casa pra outras pessoas.

    no terreno na parte da frente eu tenho dois comodos, e minha tia cedeu outra parte
    do terreno para que eu construisse uma casa, o problema é que o terreno é em (L) mas a parte que minha tia cedeu , é ao lado da casa dele, sendo que na parte que será construida minha casa ficara nos fundos da casa dele, e a parte da frente de minha casa ficara ao lado da dele.
    o problema è que existe duas janelas que dao acesso a minha parte do terreno tirando assim a minha total privacidade!!!!
    pois nao nos damos bem e ja ouvi varias discuçoes sobre isso e tudo sò acaba em brigas e nada se resolve pois ele sò faz ameaçar a gente dizendo que nao tem ninguem que o obrigue a feixa as janelas dele mesmo que fique dentro de minha casa ou minha sala ele nao feixa mesmo de jeito nenhum!!!

    o que fazer ???? pois essa entrada cera minha unica passagem.!!!!

    uma unica entrada e saida pois não tera quintal e nem porta dos fundos, essa sera minha unica passagem de saida para rua.

    como posso fazer para que ele feixe as janelas, pois já falei com ele varias vezes para resolvermos isso amigavelmente pois quero minha privacidade alem de tudo isso não nos damos bem sempre brigamos pois ele sò que ter direitos em tudo e nao respeita os meus direitos e tao pouco a minha privacidade.!!!!

    Eu ainda vou começar a construir a casa, mais desde já ele afirmou que não ira feixa-las... nem agora e muito menos depois de minha casa construida.

    _O que posso fazer para obriga-lo a feixar as benditas janelas???

    pois nao aguento mais tantas discuções e quero logo começar a compra os materias da contruçao e guarda los em meu terreno que existe um portão fechado mais nao posso confia pois existe essas janelas que alem de todas as brigas meu irmao vivi pulando para o meu quintal e mexento nas minhas coisa , alem dos lixos que joga em meu terreno tambem deixa outras pessoas entrarem sem minha permiçao ele usa a disculpa do calo pra manter as janelas abertas.

    me ajuda por favor!!!!???????

    D

    DiiiiGooh Quinta, 14 de outubro de 2010, 22h41min

    Boa Noite, tenho um caso diferente, que está deixando o cabelo em pé de todos de minha familia.

    Tinha uma casa de dois andares desde o século passado, e o vizinho tinha uma casa de um andar apenas, e recentemente ele fez o 2º andar mas parou por ali, a frente do terraço dele, dava visão para o meu quintal, ( minha familia e a familia dele, não nos damos muito bem ) mas não reclamamos de nada, td bem... e agora foi a nossa vez de fazer uma reforma em casa, e nesta reforma, subimos mais um andar, o 2º andar passou a ser parte da casa como sala, cozinha e quartos, e o 3º agora é terraço, ou seja, estamos mais alto que ele, e no nosso terraço em volta estamos querendo fazer um muro de 1,20m, em toda volta, e acima do muro por um vidro para não perder claridade e acima do vidro uma tela para não deixar cair nada na casa do vizinho, e ter claridade e ventilação tbm... essa tela iria ate o telhado de alumínio.

    Ok, o problema está ai, o vizinho não quer deixar que façamos este muro baixo.

    Pergunto eu, existe alguma lei, código, algo, que determine o tamanho do muro de um terraço ?

    me ajudem aiii !! obrigado !

    V

    VALERIA BOECHAT KER Terça, 01 de março de 2011, 13h43min

    No caso do senhor Édson, entendo que ele tem direito de construir mesmo que vede a claridade do vizinho, inclusive construindo um muro na divisa. Entretanto, passado um ano e meio, como no caso, não pode reclamar das janelas abertas a menos de um metro e meio.

    W

    wendy m Quinta, 24 de março de 2011, 8h33min

    Bom estava olhando o furum nem sei onde pergunta mas como é coisa um pouco parecida será que alguém pode me ajudar ?

    Assim minha casa aqui foi feita toda certinho estrutura adequeada para sobrado tudo certinho .. Mas a vizinha do meu lado a qual usa a minha parede como muro.... Resolveu fazer um murinho de no maximo 5 blocos de altura
    em que as minha paredes copa sala cozinha estão na arte de baixo onte tem as tomadas todas com varias machança de águá na parede que nao seca nem lascando e pra varia ainda tenho uma escada que leva direto para cima da minha lage onde faço varal e talis ela entao resolveu fazer um telhadinho de telha bem grosseiro em que as benditas telha tem cainda adinha pra onde pra minha escada (ps e fez uma escadinha ainda para subir nesse telhado usando meu muro ainda como se nao basteçe as minhas paredes molhada agora pq a abençoada nao te a coragen pra fazer o muro dela ainda resolve fazer um telhado grosseiro quea caida de água pra minha casa( fez fez mas será ela nao ouvio falar em calha pelo menos?) ah detalhe ela não quer me prejudicar pode poxa pq fez ué sabendo ela que antes de fazer tem que ver se não prejuca ninguem não é mesmo..... Mas em fim o que faço pq fim de ano agora pintei a minha casa toda e da até dó de ver como esta minha copa e sala estado de calamidade ahhh sim tem como ela diz a vizinha*** que vai ser como ela quer e como puder eu mereço.....

    E

    etreal Quarta, 18 de maio de 2011, 18h14min

    meu nome é junior tenho uma janela a cinco anos aberta para uma pequena parte da area do meu vizinho e agora ele ta querendo q eu feche a janela,depois de cinco anos e tambem tem outra janela virada para o quintal de outro vizinho que nunca reclamou e ele quer que eu feche tambem.existe um prazo para ele reclama?

    S

    setenbrina Domingo, 21 de agosto de 2011, 14h16min

    Ha 5 anos atras comprei uma casa. No fundo do lote tem uma Kit net que alugo, agora minha vizinha me intimou na justiça querendo cobrar metade do muro que divide o meu lote do dela, alegando que o muro foi ela que construiu e quer que eu destrua a kit net do fundo pois ela quer construir um barraco do lado dela e alega que isto atrapalha. Mas eu comprei a minha casa do jeito que ela esta construida e ela tambem, inclusive o propietario que construiu as casas e vendeu para mim e para ela e o mesmo. Eu tenho alvara de construção,escritura, habite-se e todos os papeis e as construções estao dentro dos padrões e leis municipais e nenhuma construção ultrapassa a altura do muro e de modo nenhum atrapalha ela. Gostaria de saber se ela tem direito de cobrar alguma coisa de mim e se terei que destruir a kit net. desde ja agradeço a todos desde ja.

    L

    Luis C.S Sexta, 30 de setembro de 2011, 15h29min

    Olá a todos,

    Gostaria de orientação dos amigos:

    Comprei uma casa nóva a um ano atrás com muro e tudo. Ocorre que meu vizinho ao lado direito ta construindo uma edícula no terreno dele e fez parede da edícula dele em cima do meu muro, que esta dentro do meu terreno.

    O problema:

    Recentemente comecei a construir a minha edícula e avisei meu vizinho que tbm iria usar o “mesmo” como parede ele questionou que não iria deixar pq ele construiu primeiro e não ia deixar eu usar a mesma parede e que era pra mim fazer outra parede do meu lado ,( sendo que a parede que ele erguei foi em cima do meu muro que me pertence...).

    A pergunta é:

    1)- Eu posso usufruir a mesma parede que meu vizinho ergueu em cima do meu muro?

    2)- Se eu tiver direito eu posso fazer rufo em cima do rufo dele construído em cima do muro que me pertence?

    3)- Meu vizinho tem algum direito a essa parede que ele construiu em cima do muro que me pertence?

    4)- futuramente se eu não tiver tomado nem uma providencia ele pode tomar posse do muro?

    Gostaria mto que vcs me ajudassem mto nesse problema que estou emfrentando.

    Aguardo resposta, obrigado...