Meus pais faleceram, foi feito inventário do único imóvel avaliado em 50.000. O inventário foi finalizado em 2015 formalizando a partilha em 1/6 para cada filho e como somente um filho mora no imóvel, os outros cinco irmãos querem doar a parte que cabe a cada um para esse irmão que mora na casa para que tudo fique certo. Devemos entrar em juízo para fazer essa doação ou somente em um cartório já resolveria isso?

Respostas

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 14h27min

    No Cartório de Notas é o correto.

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 14h30min

    Vocês deveriam ter renunciado de forma abdicativa nos autos do inventário, assim, não teriam que pagar o ITCMD.

    A

    Andréa Soares Terça, 20 de julho de 2021, 14h33min

    Então teremos que pagar esse imposto mesmo tendo pago o ITBI durante o processo de inventario?

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 15h05min

    Sim, é um imposto Estadual.

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 15h11min

    No inventário, houve permuta ou compra e venda de um imóvel?

    A

    Andréa Soares Terça, 20 de julho de 2021, 15h14min

    Não, só foi feita q partilha desde único imóvel

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 18h52min

    O ITBI é pago ao Município sempre que alguém vende um imóvel a fim de transferir a propriedade do bem para o novo proprietário, o ITCMD é pago ao Estado, servindo para transferir a titularidade do imóvel para o novo proprietário, porém apenas nos casos de herança e doação (situações não onerosas), por isso, estranhei a cobrança do ITBI no inventário, porém, o ITCMD será devido na doação.

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 18h53min

    O ITBI é pago ao Município sempre que alguém vende um imóvel a fim de transferir a propriedade do bem para o novo proprietário, o ITCMD é pago ao Estado, servindo para transferir a titularidade do imóvel para o novo proprietário, porém apenas nos casos de herança e doação (situações não onerosas), por isso, estranhei a cobrança do ITBI no inventário, assim, o ITCMD será devido na doação.

    E

    Elcio Terça, 20 de julho de 2021, 18h58min

    Muitas vezes, o ITBI é cobrado indevidamente nos autos do inventário.