Minha família possui um sobrenome italiano. Contudo, mesmo sendo filho legítimo e registrado pelo patriarca da família, para pagar uma promessa, meu pai foi registrado com outro sobrenome. Quando nasci ele transmitiu esse sobrenome para mim. Agora, ao consultar o cartorio para registrar meu filho com o sobrenome da família, o Oficial me informou que não seria possivel pois pois a ligação do sobrenome deve vir do pai ou avó da criança e não do bisavô. Sem realizar a ação de retificação civil para alterar meu nome, há alguma forma de contrapor esse obstáculo?

Respostas

    J

    JURIDIQUES Quinta, 29 de julho de 2021, 16h17min

    Nunca pensaram em colocar o "sobrenome italiano" antes do sobrenome que o pai possui?

    ?

    Desconhecido Quinta, 29 de julho de 2021, 17h11min

    Gostaríamos que o nome da criança terminasse apenas com o "sobrenome italiano" para este fosse passado para as próximas gerações

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 30 de julho de 2021, 13h45min

    Yvi,

    Se o cartório se recusar a incluir o sobrenome italiano do bisavô ao nome do seu filho, a única solução será a judicial, através de Ação de Retificação de Registro Civil. Se você requerer junto a inclusão do sobrenome avoengo também ao seu nome, as chances de êxito da ação serão muito maiores.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Especialista em alteração de nomes