Luis Henrique da Silva Marques Terça, 14 de setembro de 2004, 11h50min

    Prezado Gilberto,
    As hipóteses estão previstas no $3º do artigo 18.
    Portanto, para fazer uso imediato das alternativas dos incisos I, II e III do $ 1º, há que estar presente pelo menos uma das quatro seguintes hipóteses:
    a) Em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas:

    a.1) pode comprometer a qualidade do produto.

    a.2) pode comprometer as características do produto

    a.3) diminua o valor do produto

    a.4) quando se tratar de produto essencial

    Eu poderia te citar alguns exemplos trazidos pela doutrina para elucidar a questão.

    Um exemplo relativo à letra " a.1"- A queima do circuito eletrônico do computador

    Exemplo relativo à letra " a.2"- Automóvel importado, com rodas originais que se partiram, não havendo peças de reposição.

    Exemplo relativo à letra " a.3"- Automóvel cujo motor fundiu.

    Nota- se pelos exemplos que, acertadamente, a norma dá ao consumidor a possibilidade do exercício imediato das prerrogativas do $ 1º sempre que o vício não puder ser desfeito ou não puder trazer o produto ao status quo ante.