Pessoal,

Aluguei um apartamento através de imobiliária com seguro fiança, o aluguel ficou pesado devido a situação atual, entreguei as chaves e deixei dívidas que pretendo quitar somente quando possível através de acordo/negociação (informei isso a imobiliária e ao seguro fiança). Estou recebendo ligações e mensagens da PRÓPRIA DONA do apartamento (não é da imobiliária e nem da empresa do seguro) com cobranças. Isso pode? Quem deveria ficar responsável pela cobrança não seriam os intermédios? A imobiliária ou a seguradora?

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 09 de agosto de 2021, 15h37min Editado

    Nada irregular. A imobiliária é mera gestora do contrato de locação, e não a titular do direito (que é a proprietária). E a seguradora tem total interesse na cobrança, uma vez que se você não paga, é ela quem terá de arcar com esse ônus.

    Lembrando que a sua pretensão de só pagar "quando possível" só é viável a proprietária do imóvel concordar, sendo que a imobiliária não pode efetuar nenhum acordo de pagamento de modo diverso daquele que se encontra no contrato sem expressa autorização da proprietária. Não basta simplesmente "informar" a sua intenção. Se não houver um acordo expresso entre as partes nesse sentido, você poderá ser demandado a pagar na justiça, inclusive com o despejo.