Seguro-Saúde
Como muitos consumidores, fui surpreendida em julho com um aumento de aprox. 47% na mensalidade de meu plano de saúde. Embora o reajuste estivesse em discussão e não se soubesse ainda o que aconteceria, efetuei o pagamento na data do vencimento 5/7, pois minha mãe tinha exames e consultas a fazer e eu não quis correr o risco de ela vir a ter problemas. Depois, recebi os boletos com o aumento autorizado, de cerca de 11% e passei a aguardar notícias sobre a devolução do valor que paguei a mais. Nada acontecendo, liguei para a empresa de saúde e perguntei sobre a devolução. Recebi a informação de que a empresa devolveria apenas os valores pagos a mais por aqueles clientes que efetuaram os pagamentos depois do dia 15/7, quando teria ficado acertado o percentual de aprox. 11% de reajuste. Aqueles clientes que, como eu, que efetuaram o pagamento antes do dia 15/07 não receberiam qualquer devolução. Pergunto: é legalmente correta esta penalização? Se sim, como?? Se não, o que posso fazer para receber o dinheiro que paguei a mais de volta, já que obviamente confiei em quem não devia? Grata.