Bom dia, comprei um apartamento no 1º andar de um prédio de 3 andares, fiz a reforma, e no quarto abrir uma janela, que dá pra área de luz do prédio, porém o vizinho de baixo falou q tirou a privacidade da casa dele, quando abrir a janela não tinha ninguém morando em baixo, agora ele quer q eu retire a janela!! Não encontrei nenhuma resposta para a minha pergunta, sempre vejo falando de abertura de janela para a casa do vizinho ao lado. Estou certo de continuar com a janela ou tenho q tirar?

Respostas

    E

    Eliane Segunda, 20 de setembro de 2021, 10h40min

    Se a reforma foi autorizada pelo condomínio e pela prefeitura, não há o que se dizer sobre tirar a janela.

    G

    Gbs Segunda, 20 de setembro de 2021, 10h41min

    Se a sua janela estiver a menos de 1,50 vc tem a obrigaçao de fechar caso tenha sido aberta a menos de um ano e um dia.

    G

    Gbs Segunda, 20 de setembro de 2021, 10h43min

    Eliane!
    Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

    E

    Eliane Segunda, 20 de setembro de 2021, 10h50min

    Sim, ISS... imagino que a reforma tenha sido realizada com as autorizações corretas.
    Agora se fez por conta própria, aí é problema, pois pode não ter respeitado o artigo citado.

    G

    Gbs Segunda, 20 de setembro de 2021, 11h32min

    Pois é...agora é 99% de que nao tem projeto de reforma....alias grande parte constroi ate sem planta...

    F

    fauve Segunda, 20 de setembro de 2021, 11h42min

    Em condomínio NÃO SE ALTERA ÁREA COMUM; simples assim. Nem deveria ter aberto a janela. E nem sei como o síndico permitiu que você quebrasse a parede.