Tenho um apto financiado na modalidade Minha Casa Minha Vida. Fiz essa burrada quando era muito jovem e agora estou muito arrependido.

Não quero mais morar nele, só quero me livrar dessa dívida mesmo que signifique perder o imóvel e todo o investimento que já fiz até o momento.

Já tentei devolver o imóvel para a Caixa, porém eles não aceitam mesmo que signifique eu perder todo o dinheiro que eu já paguei. Não tenho interesse em vender ou qualquer outra coisa porque vai demorar demais, e a Caixa não me deixa alugar por se tratar de MCMV. Quero apenas me livrar dele.

Então minha pergunta é: se eu ficar sem pagar as parcelas, o condomínio e as contas de água do apto, o imóvel vai a leilão correto? Porém o que mais acontece? Meu nome vai para o SERASA? Eu posso ser fichado ou algo assim? Podem bloquear minha conta bancaria ou algo assim? Preciso saber quais são todas as conseqüências, pois não quero ficar 30 anos da minha vida pagando por este erro...

Respostas

    E

    Eliane Terça, 21 de setembro de 2021, 14h46min

    Bom.. se nome será negativado no SPC/Serasa.
    Não será "fichado", mas, vai receber um zilhão de ligações de cobrança.
    Terá problemas para qualquer outro financiamento, pedido de crédito e etc por conta da restrição. Nem cartão de loja poderá ter.
    Para o imóvel ir para leilão, demora muito. Enquanto isso, a dívida será mantida no seu nome.
    O melhor seria manter o financiamento em dia e vender o imóvel.