Sobre águas de chuva que descem pra casa do vizinho superior para casa do vizinho inferior, li aqui em outra pergunta que o vizinho superior tem o direito do escoamento das águas de chuva, mas as obras necessárias no imóvel inferior correrão por sua conta, porém minha mãe, mora há mais de 30 anos nessa casa e só há uns 3 anos atrás o vizinho inferior resolveu construir casas no terreno, mas, mesmo sabendo que seu terreno fica em nível inferior, ele não aproveitou a construção para já resolver o problema, agora que as águas das chuvas estão descendo do quintal da minha mãe para a casa dele, ele veio dizendo que ela, (Que é aposentada e não tem condições financeiras)tem que arcar com toda a obra sozinha, aí eu pergunto: Ele não deveria ter resolvido isso tudo durante a construção da casa? Tendo em vista que ele já sabia que estava num terreno inferior e que obviamente as águas desceriam para o mesmo, ele pode mesmo incomodar minha mãe idosa, aposentada, sozinha, que não entendeu nada dessa situação, pois só depois de mais de 30 anos alguém vem reclamar? No mínimo ele deveria propor ajudá-la Com as despesas não? Eu acho até que pela lógica de toda essa história, ele deveria arcar com todos os custos, já que sabia da situação desde o início, que engenheiro foi esse que não observou essa situação antes da construção? Como podemos resolver essa questão? Desde já, agradeço a atenção.

Respostas

    I

    Isac de Lima Campos 68626/DF Quarta, 20 de outubro de 2021, 11h51min

    Defendendo o seu lado, o mais recomendável é esperar ele ajuizar uma demanda judicial, para que sua mãe possa apresentar a defesa dela ao juiz, conforme vc relatou.

    E

    Eliane Quarta, 20 de outubro de 2021, 12h07min

    Verifique a legislação municipal em relação a águas pluviais e a responsabilidade de cada um.