Tenho 19 anos, sou universitária, fui expulsa da casa da minha mãe e desde então não recebo nenhum apoio financeiro dos meus pais. Faço estágio e recebo 700,00 mensal, sendo incapaz de me manter financeiramente, além de que serei demitida em dezembro. Recebia uma quantia mensal do meu pai para ajudar nos gastos meus e do meu irmão, porém desde que saí de lá não recebi nenhuma parte deste valor. Atualmente moro com meu namorado, porém, ainda assim estamos tendo dificuldades financeiras, especialmente pq ele também será demitido pois a empresa onde trabalha irá fechar. Tenho direito a receber ajuda de custo dos meus pais?

Respostas

    P

    Pensador do Jus Brasil Quarta, 20 de outubro de 2021, 15h16min

    Olá,

    Como vc já é maior de 18, responde por sim mesma.
    Infelizmente não tem direito a pensão.
    Seus pais também não tem a obrigação LEGAL de lhe ajudar financeiramente.

    G

    Gbs Quarta, 20 de outubro de 2021, 20h04min

    Estando cursando nivel superior vc teria direito sim a pensao o problema é que esta morando com namorado isso é uma união estavel e neste caso cabe ao seu companheiro arcar com despesas...e isso exclui a possibilidade de seu pai pagar pensão.

    V

    Victória Quinta, 21 de outubro de 2021, 11h41min

    Sim, você tem direito a pensão até os 24 anos. Morar com seu namorado não constitui união estável se vocês não tiverem objetivo de constituir família. Procure a defensoria pública e explique a situação

    G

    Gbs Quinta, 21 de outubro de 2021, 12h03min

    Ah ta morar com namorado dorme na mesma cama comem a mesma comida agua luz telefone tudo compartilhado nao configura uniao estavel.?tenha paciencia!

    J

    JURIDIQUES Quinta, 21 de outubro de 2021, 18h38min

    Vitória, esse entendimento de "pensão até os 24 anos" não é definitivo.
    E sob as condições narradas, na prática, é quase impossível a concessão de pensão a moça

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de outubro de 2021, 19h14min

    Mesmo alegando que moro com ele pq não tinha outro lugar pra ir? A casa é da família dele e eles também vivem aqui.

    G

    Gbs Quinta, 21 de outubro de 2021, 19h20min

    Nao importa quantas pessoas vivam na casa...ai no seu caso tem 99,9999999 de caracterizaçao de União estavel...e casa.ento ou união estavel exime genitores de pagar pensão. No seu caso nao me parece que havia determinação judicial de pagamento da pensão, se houvesse determinação judicial ai caberia ao seu pai informa a nova situação e o juiz o iria desobrigar do pagamento da pensão