Desconhecido Segunda, 25 de outubro de 2021, 21h03min

    Doutores, alguém para me orientar?

    E

    Eliane Segunda, 25 de outubro de 2021, 21h40min

    Ele pode solicitar a parte dele judicialmente.
    Você pode vender o imóvel todo ou comprar a parte dele. Se não chegarem a um acordo, o juiz decide o que pode ser feito.

    ?

    Desconhecido Segunda, 25 de outubro de 2021, 21h45min

    Mesmo eu tendo a maior parte ele pode me processar para que o imóvel seja vendido por inteiro? Ele não pode vender a parte dele para alguém?

    E

    Eliane Segunda, 25 de outubro de 2021, 21h54min

    Não, você não entendeu.... ele pode requerer a parte dele. É um direito dele.
    Como vai ser, vai depender de um acordo ou a decisão do juiz.
    Se ele quiser vender para terceiros, sem problemas.... Assim, como você pode comprar a parte dele. Ou vender tudo.

    ?

    Desconhecido Segunda, 25 de outubro de 2021, 21h59min

    Já acertamos no cartório que ele é proprietário de 25 e eu de 50
    Eu não penso em vender a minha parte pois o aluguel é rentável para mim.
    Fico mais tranquilo que ele possa vender a parte dele para mim ou para outra pessoa.
    Obrigado Eliane

    ?

    Desconhecido Terça, 26 de outubro de 2021, 5h46min

    Mais uma dúvida, e se por acaso ele por a parte dele a venda e não conseguir vender por só ter 25% aí ele pode entrar na justiça para querer que o imóvel todo seja vendido?

    J

    JURIDIQUES Terça, 26 de outubro de 2021, 7h43min

    Funciona assim, qdo há mais de um dono de um imóvel: se ele manifestar interesse em vender, deverá ofertar primeiro a você (pois vc tem preferência na aquisição).
    Se vc não possuir interesse em comprar, tbm não poderá realizar oposição na venda da parte dele. Contudo, vender uma fração do imóvel é mto desinteressante.

    Assim, seu irmão poderá buscar um advogado para ajuizar a "ação de extinção de condomínio" onde o juiz determinará a venda

    J

    JURIDIQUES Terça, 26 de outubro de 2021, 7h44min

    Sugiro que compre a parte dele antes que o imóvel vá para a venda de forma forçada. Poderá ser avaliado de uma forma ruim e vc ainda terá que pagar advogado

    ?

    Desconhecido Terça, 26 de outubro de 2021, 7h46min

    E é certeza que o Juíz forçará a venda do imóvel?

    G

    Gbs Terça, 26 de outubro de 2021, 7h51min

    É certeza qd nao há acordo. Se houver acordo cumpre o que foi acordado...nao é pq vc tem maior parte é que seu irmão ficara atrelado para sempre a vc.

    H

    Hen_BH Terça, 26 de outubro de 2021, 8h51min

    Se esse imóvel for levado a leilão em uma ação de extinção de condomínio, além do risco de ser vendido por um valor bem abaixo do mercado, será descontado do valor todas as custas e despesas do processo.

    Então, como colegas disseram: tente um bom acordo com o seu irmão.