PRECISO RENOVAR MINHA HABILITAÇÃO ANTIGA SEM FOTO- PGU, JÁ DEI ENTRADA EM 10/2019 E FICOU FALTANDO O CURSO DE RECICLAGEM DEVIDO A UM PROBLEMA PESSOAL NÃO CONSEGUI FAZER LOGO EM SEGUIDA E COM ISSO EM MARÇO VEIO A PANDEMIA MAS EM 10/2020 FIZ O CURSO E A PROVA AGORA ESTIVE NO POUPA TEMNPO ONDE JÁ FIZ TUDO EXAME MEDICO E NÃO CONSEGUI TERMINAR O PROCESSO TIVE QUE PEDIR ANULAÇAO DO PGU MAS TINHA FEITO OM PROCESSO ANTES DESSA NOVA LEI O QUE FAZER.

Respostas

    E

    Eliane Segunda, 25 de outubro de 2021, 22h01min

    Essas informações constam no site do Detran de São Paulo.

    A Lei nº 14.071/2020, em vigor desde o dia 12 de abril 2021, revogou o dispositivo do CTB que previa a substituição do Prontuário Geral Único - PGU (documento de habilitação antigo sem foto) pelo modelo atual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Assim, atendendo à determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran):

    a) apenas as solicitações de substituição do PGU apresentadas antes da entrada em vigor da Lei nº 14.071/2020 serão analisadas e eventualmente deferidas, caso tenham cumprido todos os requisitos exigidos.

    b) as solicitações de substituição do PGU apresentadas após a vigência da Lei nº 14.071/2020 serão indeferidas, em razão da alteração do CTB.

    Os motoristas que desejam voltar a dirigir devem iniciar o processo de 1ª habilitação.

    Os interessados que tiverem processo de renovação em aberto e requererem a exclusão do PGU para possível continuidade do processo como Permissão para dirigir (1ª habilitação), poderão aproveitar os exames médico e/ou avaliação psicológica, desde que iniciados a partir de 20/03/2019 (conforme prorrogação dos processos).

    E

    Eliane Segunda, 25 de outubro de 2021, 22h07min

    Pelo que entendi, no seu relato:

    Você cumpriu as exigências antes da vigência da lei? (conforme ítem A).

    Se o seu processo ainda está em aberto, você pode aproveitar os exames, mas as aulas práticas e demais exigências devem ser cumpridas. Ou seja, terá que fazer o processo da primeira habilitação.