Produto usado mas com nota fiscal com garantia da loja, pode ser acionado por terceiro comprador?
Comprei uma placa de computador usado, porém o vendedor tinha acabado de comprar de uma loja, me entregando o produto com a nota fiscal e a garantia da loja faltando 6 meses para acabar. Acontece que 1 mês antes de acabar o produto deu defeito e levei diretamente na loja. A garantia se perde no caso de eu ter comprado esse produto usado? Não posso pedir a troca do produto que possui a garantia do fornecedor?
Ao que parece, o processo começou errado.
Ao vender um produto, deve-se emitir a Nota Fiscal no nome do comprador. Ele não pode simplesmente vender e te passar a Nota Fiscal emitida no nome dele.
Já que deu defeito, sugiro que leve o produto até a loja/pessoa que te vendeu e solicite que ele realize a troca, uma vez que você não irá conseguir por não estar no seu nome.
A garantia não se perde, pois tecnicamente quem irá trocar será a pessoa que de fato comprou o produto inicialmente.
Essa questão de poder trocar ou não é relativo. Não é tão simples. Veja bem, o fornecedor ou fabricante não é obrigado a realizar a troca de imediato do produto que apresentou defeito. A obrigação está relacionado a prestação de serviço de assistência técnica, com o intuito de resolver o defeito. SE, em 30 dias o problema não for resolvido, AÍ sim vc pode solicitar a troca ou devolução do valor.
Essa pessoa/loja que te vendeu, possui CNPJ? Ou mesmo se trata de uma loja? Se sim, não saia da loja sem que o mesmo emita uma Nota Fiscal do produto em SEU nome. Dessa forma, se der defeito, vc mesmo pode realizar a solicitação de trocas e devoluções. Lembrando que após a constatação do defeito, o prazo de garantia REINICIA. Dando direito a no mínimo mais 3 meses de garantia após a correção do defeito ora apresentado.
O que acontece, comprei o produto de uma pessoa física, e ela me passou o produto com a nota fiscal, que ainda tinha garantia de 5 meses do fornecedor que ele comprou o produto, constando na nota fiscal. A pergunta é se eu posso acionar a garantia com o fornecedor, que possui a garantia na nota fiscal. O produto é importado e não possui assistência técnica aqui no Brasil, o fornecedor provavelmente é um importador de produtos eletrônicos.