meu vô construiu uma casa no terreno da minha vô e eles não era casados, mais conviviam juntos! mais ja são separados a anos minha vô morreu em 2020! e minhas tias querem toma a casa dele meu vô, a unica pessoa que cuida do meu vô é minha mãe! e meu vô que doa a casa para minha mãe! e eu queria saber se tem alguma chançe delas conseguirem pegar a casa, meu vô não ta bem nesses dias????

e a casa foi construída com permissão da minha vó quando ela estava viva.

Respostas

    F

    fauve Segunda, 08 de novembro de 2021, 8h53min

    Izabel o "viver junto" equivale a um casamento com separação parcial de bens portanto é preciso voltar lá atrás para ver se a casa foi comprada durante o período de convivência do casal e se foi partilhada quando da separação. De qualquer forma pelo menos a metade seria da sua avó e dessa metade suas tias herdam junto com sua mãe. Se é que o seu avô tem alguma parte dessa casa ele só poderia ceder 50% dela, os outros 50% também seriam herdados por todos os filhos dele.

    Resumidamente: na melhor das hipóteses sua mãe ficaria com metade do que pertence ao seu avô e herdaria na mesma proporção dos filhos do casal o restante.