DR FABIO

Há 21 anos ·
Link

ILUSTRE DR FABIO, EM RELAÇÃO À DÍVIDA DE BANCO COMO FICARIA, SERIA O PRAZO DE 5 ANOS E QUANTO À AÇÃO DE EXECUÇÃO.PODE O BANCO EXECUTAR ATÉ QUANDO? E SE FOSSE EXECUÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO?

1 Resposta
FÁBIO SANTOS DA SILVA
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Cara Maria, depende.

Se o contrato é anterior à vigência do novo Código Civil, a dívida quanto aos juros e demais obrigações acessórias tem prazo de prescrição de 5 (cinco) anos, a contar do vencimento da obrigação. Se devido o pagamento em parcelas, a prescrição começa a correr a partir da data do vencimento de cada uma delas, mas, a obrigação principal terá prazo de prescrição de 20 (vinte) aos e correrão juros a cada 30 (trinta) dias após o vencimento da dívida.

Agora, se o contrato é posterior ao novo Código Civil, o prazo de prescrição dos juros e demais obrigações acessórias é de 3 (três) anos e as dívidas constantes de instrumento público e particular (as decorrente de contrato, por exemplo) tem prazo de prescrição de 5 (cinco) anos.

Se a dívida se funda em título de crédito, o prazo para a ação executiva, regra geral, é de 3(três) anos. O prazo foi mantido pelo atual Código Civil. Já quando a dívida se funda em contrato de cartão de crédito ou mesmo em título de crédito prescrito, vale a regra anterior. Aqui vale o princípio do Ato Jurídico Perfeito. A lei Nova não retroage. As relações jurídicas, quaisquer que sejam, se regulam segundo a legislação então vigente.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos