Olá, meu nome é Helena Pimentel da Silva. Minha mãe é japonesa, chamada Eiko Senda (nome de solteira). No Japão, quando se casam, excluem por completo o sobrenome da mulher, ficando somente com o sobrenome do homem. Sempre achei isso bem machista. Mas no caso, vim consultar a substituição do Pimentel da Silva para Senda, já que tenho reclusão à imagem do meu pai, uma pessoa violenta e que não tenho mais nenhum contato faz muitos anos já.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 12 de novembro de 2021, 18h29min Editado

    HELENA

    É possível requerer a substituição de 1 sobrenome paterno por 1 sobrenome materno (ficando 1 sobrenome de cada linha familiar). E deve ser pela via judicial através de Ação de Retificação de Registro Civil (que é um processo eletrônico digital 100% online feito por advogado e julgado por juiz estadual). Não tem audiência e demora somente 3 meses. O próprio advogado providencia a documentação necessária para o processo. Obs: pelas regras do site não podemos informar mais detalhes por aqui (só por e-mail ou pessoalmente). Tendo outras dúvidas pergunte no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes
    Site: www.alterarnome.wixsite.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 18 de novembro de 2021, 9h02min

    Helena,

    Em caso de absoluto abandono e/ou maus tratos comprovados por parte do seu pai, é possível requerer judicialmente a substituição dos sobrenomes paternos pelo sobrenome materno, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes