Quando um cliente quita (com recibos) junto ao cartorio de registro civil e tabelionato, diretamente ao tabeliao, as taxas de ITBI, Averbacao, Laudenio, escritura e registro de um imovel e este tabeliao embolsa o dinheiro e nao quita as taxas junto a prefeitura, mas emite a escritura e o registro ainda informando nao haver debitos , o que deve ser feito? Aconteceu comigo no Cartorio Soter Lyra de Guarapari. Por favor o que devo fazer?

Obrigada

Respostas

    ?

    Ubiratã Fernandes de Souza Quinta, 21 de outubro de 2004, 1h16min

    Oi, Rose.

    Direito Penal não é muito minha área, mas vamos lá.

    Primeiramente, pegue toda a documentação fornecida pelo Tabelião e se dirija a uma Delegacia de Polícia, e registre ocorrência.

    Geralmente, as coisas se resolvem aí, pois ele fica temeroso e certamente lhe restituirá o valor que foi pago.

    Caso o inquérito vá para a Justiça, deixe-o correndo e em paralelo vá até o juizado de sua cidade e proponha uma AÇÃO DE ENRIQUECIMENTO SEM JUSTA CAUSA.

    Certamente, por um caminho ou por outro, ele lhe devolverá o dinheiro, ou então cumprirá com a obrigação que lhe foi incumbida.

    Até breve!