Vendedor se recusa ao resolver problema na transferência do veículo
Boa noite!
No dia 30 de Outubro de 2021 fiz a compra de uma moto, onde o vendedor me passou uma procuração que segundo ele estaria em nome do pai que seria o ex proprietário da moto.
O pai do mesmo reside em MG e o negócio foi feito em no interior de SP.
Feito o negócio fiz o pagamento e peguei a procuração para reconhecer a firma em cartório onde assinei por mim comprador, e pelo vendedor.
Dei entrada no processo de transferência pelo Detran de SP onde tive o pedido negado. O motivo da reprovação pelo Detran de SP foi o seguinte: "necessário fazer o sinal público do selo de outro estado da procuração".
Após receber a negativa encaminhei o caso para a pessoa que me vendeu a moto, pedindo que ele entrasse o contato com o pai dele para realizar a devida correção na procuração. E para minha surpresa ele alega que a moto era do Pai, mais que estava no nome de uma outra pessoa que teria falecido na semana passada por suicídio.
E agora como devo proceder?
Estou em um caso complicado. Em um primeiro momento o vendedor me informou que o registro do veículo estava no nome do seu pai. Agora ele me informa o contrário, e que a pessoa que estava registrada a moto faleceu a uma semana. O que devo fazer? Tem como cancelar o negócio de forma legal?
O vendedor me orienta a procurar um despachante para resolver o caso e me garante que tem como transferir. Mais depois dessa fica difícil acreditar. Obs: Tenho todo o histórico desde o inicio documentado pelo Whatsapp.
Vinícius se tudo o que você precisava era "sinal público do selo" bastaria que você se dirigisse a qualquer cartório de notas porque essa exigência nada mais é do que uma espécie de reconhecimento de firma do cartório que emitiu a procuração. Mera rotina. Se você não tivesse tomado conhecimento do falecimento.