Minha mãe paga prestação de imóvel financiado em meu nome. Irmãos podem contestar?
Minha mãe me pediu para financiar um apartamento para ela morar em MEU nome em 2013, pelo programa Minha Casa Minha Vida, posto que o valor da prestação seria muito alto se fosse feito em nome dela. Combinamos que ela assumiria as prestações, já que eu moro em outra cidade, de aluguel e que, uma vez quitado o imóvel, ele seria meu.
Acontece que meu irmãos sabe disso e já manifestou algumas vezes descontetamento quanto ao móvel ficar para mim.
Minha dúvida é: após morte da minha mãe, é possível ele contestar isso?
Se sim,como posso me resguardar? Seria possível legalmente por exemplo, fazer um documento de usocapiao com minha mãe, no qual fique claro q ela assumiu por espontânea vontade as prestações de modo a usufruir do imóvel enquanto estiver viva e que após óbito o imóvel retorna 100% para mim, ainda que não quitado, sendo eu responsável por assumir as prestações restantes?
Observação: minha irmã maior inválida mora com minha mãe e ambas recebem pensão por morte, ou seja tem renda própria. Meu irmão também mora de aluguel e não possui imóvel próprio.
Eu sou da área e sei disso. Enquanto a casa estiver no seu nome você não financia nada pelo SFH e não usa FGTS. E as prestações comprometem sua renda. Além de que subsídio é só uma vez na vida.
Mas era uma situação da qual você deveria ter-se informado antes. E nem de longe justifica o imóvel pago pela sua mãe ficar exclusivamente para você.
Só emprestei o nome?! Vc sabia q por causa disso eu não consigo financiar um imóvel pra mim e dei à ela minha chance d usar financiamento minha casa minha vida?! Mesmo quando ela quitar, eu só posso fazer os q tem taxas mais altas. Isso comprometeu minha vida de diversas formas! Estou presa à isso! Já ele não financia pq não quer!
Ah! O jeitinho brasileiro.... adoro! Bom... você pode ver a possibilidade de "vender" esse imóvel para ela, assim, o financiamento seria em nome dela (um novo contrato) Ou, deixar ela terminar de pagar e depois passar para o nome dela. Ou seus irmãos podem entrar com um processo contra ela por "antecipação de herança" e o apto ser dividido... Lembrando que, caso aconteça alguma coisa e ela não consiga pagar, é o seu NOME que está em jogo....