FIZ MINHA MATRÍCULA NUMA UNIVERSIDADE, MAS NUNCA FUI.PEDI O TRANCAMENTO DA MATRÍCULA. A UNIVERSIDADE COLOCOU O MEU NOME NA SERASA POR FALTA DE PAGAMENTO.É CORRETO, POR QUE ME DEIXARAM TRANCAR MESMO DEVENDO, EU NÃO ASSISTI NENHUMA AULA. O MEU NOME JÁ ESTAVA SUJO, MAS SE HOUVER ERRO DA UNIVERSIDADE , EU PODERIA PEDIR INDENIZAÇÃO?

Respostas

    ?

    jurandir Quarta, 27 de outubro de 2004, 8h11min

    A Universidade não poderia adivinhar que você queria trancar a matrícula. Por isso, enquanto você não realizou aquele ato formalmente, o curso permaneceu à sua inteira disposição, logo, sendo devidos os valores das mensalidades enquanto essa situação perdurou. Não existe a mais ínfima possibilidade de pedir indenização de qualquer espécie por isso, visto que entendo ser devida a dívida.
    Há um brocardo jurídico muito bom que ilustra essa situação: "O Direito não socorre aos que dormem".

    ?

    Luis Henrique da Silva Marques Quinta, 28 de outubro de 2004, 11h38min

    Prezado Cláudio,
    Respeitando as opiniões em sentido contrário, eu entendo que SIM.
    Afinal, não houve serviço prestado. E você também não dormiu. Apenas se recusou a pagar aquilo que eles queriam que você pagasse.
    Aliás, você solicitou o trancamento da matrícula, não é verdade? Você não assistiu NENHUMA aula. Então, porque teria que pagar por um serviço que não existiu?
    Seria enriquecimento ilícito por parte da faculdade, até porque ninguém pode exigir a contrapestação do outro, sem prestar a sua.

    Como afirma alguns, a faculdade estava à sua disposição. Mas você preferiu não ir às aulas, e solicitou o trancamento da matrícula. É um direito seu.

    Por hora, é isso.
    Abraços,