G

    Gbs Sexta, 03 de dezembro de 2021, 18h22min

    Quem seria o outro herdeiro?

    P

    Pensador do Jus Brasil Sexta, 03 de dezembro de 2021, 18h38min

    Se ele ainda está vido, ele pode fazer O QUE QUISER com a casa, independente da vontade de herdeiros. Se ele quiser vender a casa e doar aos pobres ele faz. O que não pode fazer sozinho é vender ou doar a casa para UM dos herdeiros sem a autorização dos demais. De resto, ninguém pode obriga-lo à nada.

    G

    Gbs Sexta, 03 de dezembro de 2021, 18h46min

    Pensador! Olha a pergunta direito. O morador herdeiro pelo visto nao quer vender...resta saber quem é o outro herdeiro...se for um filho entao o pai ou mae tem direito real de habitaçao.

    P

    Pensador do Jus Brasil Sexta, 03 de dezembro de 2021, 18h57min

    Humm.. pelo que eu entendi, outro herdeiro está obrigando o idoso a vender a casa. Ao meu ver, a dúvida é se isso é certo, de fato esse herdeiro pode obrigar o idoso a vender a casa? Se for isso, a resposta é não, independe do herdeiro.

    P

    Pensador do Jus Brasil Sexta, 03 de dezembro de 2021, 18h58min

    Ah, entendi o que vc quis dizer, ISS//. Mas o que eu quis dizer no primeiro comentário é que ele pode fazer o que quiser com a casa, independente da vontade de herdeiro. Se n quer vender, não é obrigado ou se quiser vender e doar o dinheiro, ninguém pode impedir.

    G

    Gbs Sexta, 03 de dezembro de 2021, 19h00min

    Pois é mas nao foi essa a questao.

    P

    Pensador do Jus Brasil Sexta, 03 de dezembro de 2021, 19h16min

    "Pessoa de 60 anos sem outro imóvel para morar pode ser obrigado a vender o imóvel por algum outro herdeiro?"
    Resposta: Não, idoso de 60 anos, sem outro imóvel para morar, NÃO pode ser obrigado a vender o imóvel por algum outro herdeiro!

    Satisfeito?

    F

    fauve Sexta, 03 de dezembro de 2021, 19h36min

    Depende do status dos herdeiros em questão e isso o consulente não explica.
    Possibilidade a) um dos cônjuges morreu deixando uma casa para o outro cônjuge e filhos. Seja meeiro ou herdeiro o viúvo em questão tem direito real de habitação.

    Possibilidade b) dois irmãos herdaram a mesma casa, sendo que um deles, jovem, tem casa própria e outro, idoso, não (morava com o autor da herança). Nesse caso sim, o jovem tem direito ao seu quinhão e cabe ação de extinção do condomínio e alienação do bem.