G

    Gbs Domingo, 05 de dezembro de 2021, 19h49min

    Bom vamos começar por partes como diz jack
    Quantos herdeiros? Quantos metros mede o terreno

    F

    fauve Segunda, 06 de dezembro de 2021, 7h15min

    Inventário da sua mãe que ainda está viva??? Não existe isso. Com o inventário do seu pai a meeira e/ou herdeiros terão uma parcela de um bem a princípio indivisível. Veja com a prefeitura se o terreno comporta desmembramento.

    G

    Gbs Segunda, 06 de dezembro de 2021, 7h24min

    Nao fauve! Nao é inventario da mae e sim do pai falecido.

    E

    Eliane Segunda, 06 de dezembro de 2021, 7h33min

    Não, ISS... Pelo relato, é inventário do pai falecido e da mãe viva.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de dezembro de 2021, 9h06min

    Entao porque o iventario da pai falecido ja ficou pronto ja ate pagamos
    Agora o advogado diz que ja vai fazer a parte da mae viva e deixa a casa a usufruto dos filhos
    Esta certo isso

    G

    Gbs Segunda, 06 de dezembro de 2021, 9h18min

    Ai nao é inventario de mae viva ...vcs devem esta entendendo errado.
    O que ficou decidido no inventario? 50% para sua mae e 50% para os demais herdeiros?
    Quanto herdeiros existem fora sua mae?
    Qual medida desse terreno?

    G

    Gbs Segunda, 06 de dezembro de 2021, 9h21min

    Sua mae tem o direito real de habitação ate o dia da morte. Ou seja nao podera ser vendido...se vc quer a sua parte que pertencia ao seu pai no inventario vc tem a possibilidade de vender para um dos herdeiros.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de dezembro de 2021, 10h05min

    E se eu construir no terreno como fica depois que minha mae falecer eu perco tudo
    Pois a herança e so um terreno com a casa dos meus pais mas o terreno e grande

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de dezembro de 2021, 10h07min

    Pois o advogado falou que vai deixa a uso fruto dos 5 filhos pra qd minha mae falecer nao vamos precisa fazer iventario nem mexer com nada

    F

    fauve Segunda, 06 de dezembro de 2021, 10h19min

    Então não se trata de terreno e sim de uma casa? E será doação da sua mãe mantendo o imóvel em usufruto para ela? Sinceramente não vejo vantagem porque ela já tem direito real de moradia até o fim da vida (se for o único imóvel). E haverá despesa para registrar o usufruto e muito provavelmente vocês pagarão o ITCMD. Avaliem se não fica melhor fazer um novo inventário só no falecimento de sua mãe.

    De qualquer forma o imóvel gravado em usufruto não será desmembrado sem autorização de todos os compossuidores e da usufrutuária. E será mais despesa com registro.

    G

    Gbs Segunda, 06 de dezembro de 2021, 11h14min

    Pois é isso se vc cobstruir em parte do terreno com certeza dara confusão...pelo visto o terreno nao sera possivel desmembrar...a maioria de desmembramento requer no minimo 125 metros quadrados sendo 6 herdeiros hj contando com sua mae nao vejo como desmembrar...