O pai do meu filho de 7 anos nunca pagou pensão (anos desempregado) e ultimamente se recusa a conversar comigo, não me avisa quando muda de planos sobre dia ou horário de devolver a criança à casa, não acompanha a vida escolar (não vai mais a reuniões da escola e nunca sabe qual a tarefa de casa, horários de aula, perde aulas online por motivos fúteis, etc) e nem a saúde da criança (nunca marcou um médico ou exame, se revezou comigo como acompanhante quando nosso filho ficou doente recentemente, mas depois não procurou saber dos resultados das consultas médicas e exames que fui fazer sozinha com ele por conta da internação. Remédios, se eu não o lembrar, ele esquece de ministrar. Toda vez o menino volta da casa do pai com mordidas de formigas nos pés e pernas, etc) e passa semanas sem ver o filho atualmente alegando estar ocupado, morar longe e não ter dinheiro. Estou sobrecarregada, moro sozinha com a criança, trabalho em home office e cuido de tudo da vida dele, da minha e da casa. Pego trabalhos extras porque a minha renda é apertada para pagar tudo sozinha (aluguel, escola, comida, etc). Peço ajuda a ele, em vão. Estamos com um relação muito ruim, ele nunca aceitou bem a separação, que aconteceu há quase 2 anos. Posso ir à justiça alegar negligência paterna? Quais as consequências?

Respostas

    E

    Eliane Segunda, 06 de dezembro de 2021, 6h15min

    Você pode ir a justiça pedir pensão alimentícia, independente dele estar trabalhando ou não. E, regulamentar as visitas.
    Infelizmente ainda não existe uma lei que obrigue o pai a ser atencioso ou afetuoso com o filho.
    Seria interessante rever alguns gastos e talvez contratar uma pessoa para te ajudar com o dia a dia da criança.