Boa noite. O pai do meu tem mais 3 filho além do meu filho totalizando 4 filhos, 3 ele paga pensão e um mora com ele. 2 filhos ele paga pensão de 15% cada e meu filho está no provisório de 20% a juíza está querendo baixar a pensão do meu não para quanto ainda. Porém meu filho foi diagnóstico com autismo recentemente e os gastos médico do meu filho está tudo por minha conta sozinha e são gastos muito altos, eu recebo pouco mais de um salário, a pensão do meu só dar para comprar o básico como as coisas dele comer, frauda etc. Os outros filhos dele são saudáveis. Não sei o que fazer pois se a juíza baixar a pensão eu vou passar mais aperto com ele, tenho medo de eu não dar conta mais e meu filho piorar. Queria uma orientação de como agir nesse caso, pois dar a sensação que a juíza não está levando o problema do meu filho em conta e tô me sentindo muito perdido. O pai Já não liga para meu filho e paga o que paga porque a justiça ainda obriga r sei que se a juíza resolver baixar a pensão eu vou passar muito aperto comeu filho. Meu filho requer cuidados os gastos dele são bem altos. Preciso de ajuda e se a justiça tirar essa responsabilidade do pai do meu eu deixo de acreditar em tudo que ainda acredito. Dês de agradeço!

Respostas

    G

    Gbs Terça, 07 de dezembro de 2021, 21h53min

    Cabe ao seu advogado provar a necessidade do seu filho

    ?

    Desconhecido Terça, 07 de dezembro de 2021, 23h24min

    Mas já foi passado a juíza as necessidades dele, porém na audiência parece que não valeu de nada. Tudo indica que a juíza irá baixar a pensão. Gostaria de saber se a juíza baixar, se teria como recorrer ? Porque mesmo com esses 20% está muito pesado para mim, tudo que se trata da saúde dele, eu estou arcando com tudo sozinha.

    ?

    Desconhecido Terça, 07 de dezembro de 2021, 23h35min

    Sem contar que a promotora não levou em contato meu filho ser autista. E isso acabou comigo, fiquei muito decepcionada com as coisas que ouvi, pelo que percebi parecia que naquela sala de audiência pai do meu filho que tinha muito mais importância, porque tudo o que era falado era sempre a favor dele, tudo contra meu filho, eles estava tratando meu filho como uma criança normal que não precisasse de tratamento. Meu filho precisa de ajuda e eu estou me sentindo sozinha, porque tudo o que eu ouvi foi muito decepcionante. Muito decepcionada mesmo!!

    E

    Eliane Terça, 07 de dezembro de 2021, 23h43min

    Entendo a situação, mas a pensão é baseada na necessidade dos filhos e a possibilidade do pai.
    Você pode pleitear que ele pague o convênio médico, pois se seu filho tem o espectro, o convênio tem que arcar com as despesas médicas. Além da pensão. No mais, não há nada a ser feito.
    Infelizmente, esse é um risco a se pensar quando conhecemos alguém que já tem filhos...
    Afeto, atenção e visitas, infelizmente ainda não há lei que obrigue o pai a fazer....

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de dezembro de 2021, 0h43min

    Mas não tenho convênio é tudo no particular. Quem arca com tudo sou eu. Só queria que a juíza não baixasse a pensa que ele pagou durante 2 anos, se ele teve essa capacidade de pagar os 20% por dois anos, ele tem capacidade de continuar pagando. Ainda mais agora que meu filho foi diagnósticado. Porque o pai do meu não faz nada além dessa pensão, uma vez pedi ajuda para ele, ele mandou eu me virar, passar meu cartão e na é meu filho era bem bebêzinho e só tinha 250,00 reais. Ele nem pergunta pelo menino, não se interessa é como se meu filho não existisse.

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de dezembro de 2021, 0h45min

    plano de saúde foi feito essa proposta a ele, mais de nada adiantou.

    G

    Gbs Quarta, 08 de dezembro de 2021, 5h47min

    Recorrer de uma decisão vc pode mas nada garante que o tribunal vá modificar o que i juiz de primeira instancia determinou

    E

    Eliane Quarta, 08 de dezembro de 2021, 9h38min

    Se o juiz determinar uma porcentagem menor, como o ISS disse, você pode recorrer. Se dará certo, não podemos dizer
    Agora, cabe a você se reorganizar. Se as terapias e médicos são particulares, eu aconselho você fazer um convênio pois o custo será menor.
    Faça um novo planejamento e tente seguir a vida.
    Melhor receber uma porcentagem do que não receber nada.
    Mesmo que de forma precária, o Estado oferece escolas e médicos. Desamparada, você não ficará.
    Procure parcerias com institutos que auxiliam famílias de crianças com o espectro.

    ?

    Desconhecido Quarta, 08 de dezembro de 2021, 13h37min

    Obrigado pelas orientações. Agradeço muito!!