Boa noite. Sou MEI e enviei uma mercadoria para a Espanha,e foi retida pela alfândega,eu não mandei a nota fiscal junto com a mercadoria,mas enviei depois por email ao cliente,a pergunta é: De quem e a responsabilidade de retirar essa mercadoria? Eu tenho que devolver o dinheiro ao cliente?

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 21 de dezembro de 2021, 9h36min Editado

    Enquanto a mercadoria não for entregue ao destinatário ela pertence ao remetente (você).

    Além do mais, tudo indica que foi a sua conduta (não colocar a nota fiscal junto à mercadoria) que a fez ser retida. Toda mercadoria deve estar acompanhada do respectivo documento fiscal.

    Nesse caso, ela ainda pertence a você, e não ao destinatário, de modo que a você cabe retirá-la e pagar os custos respectivos. E sim, cabe devolver o dinheiro ao comprador se a mercadoria foi retida. Ou enviar uma outra, dessa vez do modo correto.

    ?

    Desconhecido Terça, 21 de dezembro de 2021, 14h11min

    Muito obrigado.