Dúvidas Empresa

De quem e a responsabilidade de retirar a mercadoria?

Há 4 anos ·
Link

Boa noite. Sou MEI e enviei uma mercadoria para a Espanha,e foi retida pela alfândega,eu não mandei a nota fiscal junto com a mercadoria,mas enviei depois por email ao cliente,a pergunta é: De quem e a responsabilidade de retirar essa mercadoria? Eu tenho que devolver o dinheiro ao cliente?

2 Respostas
Hen_BH
Advertido
Há 4 anos ·
Link
· Editado

Enquanto a mercadoria não for entregue ao destinatário ela pertence ao remetente (você).

Além do mais, tudo indica que foi a sua conduta (não colocar a nota fiscal junto à mercadoria) que a fez ser retida. Toda mercadoria deve estar acompanhada do respectivo documento fiscal.

Nesse caso, ela ainda pertence a você, e não ao destinatário, de modo que a você cabe retirá-la e pagar os custos respectivos. E sim, cabe devolver o dinheiro ao comprador se a mercadoria foi retida. Ou enviar uma outra, dessa vez do modo correto.

Autor da pergunta
Há 4 anos ·
Link

Muito obrigado.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos