Recentemente um munícipe de São Paulo me repreendeu porque minha filha estava dando milho a pombos em praça pública. Ele disse que ia chamar a polícia. Liguei para a Prefeitura para indagar sobre a lei acerca do tema e fui informado que seria a lei 10.309 de 22/04/87, especialmente a partir do artigo 21, que trata de animais sinantrópicos. Entretanto, ao ler a lei, não achei nada que diretamente determinasse que é, de fato, proibido alimentar pombos em praça pública. O que o Poder Público pode realmente fazer contra alguém que alimenta pombos em praça pública?

Respostas

    S

    Sylvia Oliveira Quarta, 19 de novembro de 2008, 23h58min

    Caro Alexandre, boa noite!

    O Poder Públiconão pode fazer nada. Isso coisaé mesmo, de País de terceiro mundo sabemos que na Europa isso é comum dar alimentos aos pombos.
    Tinham que chamar a policia se você estivesse matando ou maltratando o pombo, mas não estava ensinando valores a sua filha a olhar um ser vivo como um todo. Parabens.

    Esse idiota que disse que chamaria a policia é quem deveria ser preso.
    Esses dias ao entrar no prédio tinha um monte de adolecente, candidato a delinquente matando pombas para se divertirem.

    É depois esse tipo de gente se acham ilibados e eticos. Francamente...

    Outro dia em São Paulo, se aproximou de mim uma pessoa faminta e pediu uma ajuda, quando ia ajudá-la, fui interrompida por outro idiota que me disse"não sabe que não pode dar esmola vou chamar a polícia" respondi estou fazendo o que o Estado não fez, agora chame a polícia, pois se não sair da minha vai precisar tambem de uma ambulância.

    Abraços

    Sylvia Oliveira.

    www.oliveradv.com.br

    C

    Carlos Morais Affonso Júnior Quinta, 01 de janeiro de 2009, 16h20min

    Com todo respeito aos defensores dos animais e daqueles que associam os pombinhos à paz, tenho conhecimento que em grande número num determinado local essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente.

    Eis as doenças que podem ser transmitidas por pombos:

    Criptococose - micose profunda, cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

    Histoplasmose - micose profunda, cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.

    Ornitose - doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre, cefaléia, mialgia, calafrios, tosse.

    Salmonelose: doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Salmonela typhimurium, tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

    Dermatites - são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

    Não podemos nos esquecer que esse bichinho faz bastante sujeira, prejudicando até mesmo o pobre advogado que sai com seu caro terno novo do seu escritório em direção ao fórum. A mira dos pombos como se sabe é ótima...

    Por conta de tudo isso cabe à Prefeitura através de seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) adotar as medidas cabíveis para proteger a saúde humana, eventualmente aplicando multas e sanções administrativas. A propósito, confira-se a seguinte página:

    http://www6.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz/0003

    Fazendo uma analogia poderia dizer a você que quem alimenta pombos de certo modo está alimentando “ratos com asas”. Isso eu ouvi de um médico certa vez.

    Espero ter ajudado!

    C

    Carlos Morais Affonso Júnior Quinta, 01 de janeiro de 2009, 16h23min

    Se quiser saber mais tente localizar uma matéria do SP TV sobre uma senhora de idade que alimentava milhares de pombos em casa e sofreu um processo judicial por conta disso. Me parece que uma bióloga da PMSP falou à reportagem..