J

    JURIDIQUES Domingo, 23 de janeiro de 2022, 21h13min

    Na realidade, se vc não ingressar no ensino superior o seu genitor poderá deixar de pagar ( se for acordo verbal) ou ajuizar ação para desonerar (se for através de sentença).
    .
    Você diz que nunca "precisou do direito diretamente", mas se estava sob guarda obviamente a pensão foi gasta com alimento, moradia e, de certa forma, lazer para você (mesmo que vc não perceba).
    .
    Ao fazer 18 anos vc poderá pedir ao seu genitor que deposite diretamente pra vc.
    .
    Contudo, alerto para o fato de que sua mãe poderá pedir que vc saia de casa, já que apoa os 18 ela não tem obrigação de te manter

    F

    fauve Segunda, 24 de janeiro de 2022, 7h24min

    Você mora, consome água, luz, telefone, internet, se alimenta, se veste, etc. É justamente para bancar essas despesas que os alimentos que seu pai paga são administrados pela sua mãe.

    Com 18 anos, se você continuar recebendo alimentos, pode pedir judicialmente que o valor seja depositado em uma conta sua. E já combine com sua mãe com quanto você vai colaborar nas despesas domésticas. Ou, eventualmente, com 18 anos saia de casa.