Oi, tenho um sobrinho de 11 anos que está apresentando um comportamento agressivo. Tenho uma mãe de 65 anos que é tutora deste menino que está em sua guarda praticamente desde seu nascimento até a atualidade. Até mesmo depois da morte do mãe do menino que por ventura era parente da suposta mãe. Não sei o que devo fazer, já informei o menino que se continuar desta forma irei tomar providências legais, o que devo fazer?. PS: O menino já faz acompanhamento psicológico.

Respostas

    L

    Luciana Moreira Quinta, 27 de janeiro de 2022, 9h05min

    Se sua mãe não quiser mais a guarda da criança resta ela procurar o conselho tutelar para a criança ser encaminhada para outro parente ou abrigo.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de janeiro de 2022, 13h29min

    Mas quem quer colocar o menino em um abrigo sou eu, não ela.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de janeiro de 2022, 13h35min

    E não existem parentes que queiram a abriga-lo, nem mesmo a família biológica.

    G

    Gbs Quinta, 27 de janeiro de 2022, 13h43min

    Se a sua mae nao quer providencia drasticas e prefere suportar o comportamento do neto não sera vc quem ira fazer nada...falta a vc um dos pressuposts processuais o chamado "interesse de agir"

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de janeiro de 2022, 13h48min

    E o que série este "interesse de agir" ?.

    G

    Gbs Quinta, 27 de janeiro de 2022, 13h54min

    No seu caso a unica pessoa que tem o "interesse" de agir é sua mãe ela tem a guarda e tutela...so ela e mais ninguem pode ir ao juiz e dizer(interesse juridico de agir), so ela pode agir. Vc ou, "eu filha vizinha avo irma de fula de tal...quero que o senhor juiz determine que o menor fulano de tal que esta sob a guarda de fulana, seja encaminhado para um abrigo" nao podem fazer absolutamente nada. Falta o interesse juridico.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de janeiro de 2022, 14h00min

    Acho que ele está começando a fazer isso por causa da puberdade. Mas, e se ela não quiser mais o menino e o que ele poderá fazer a respeito ?.

    G

    Gbs Quinta, 27 de janeiro de 2022, 14h11min

    Ai ela busca advogado ou defensoria publica e ele propora ao juiz um pedido de transferencia de guarda que podera ser concedida ao pai ou avos ou algum outro familiar que manifeste interesse...ou que se encaminhe o menor para um abrigo

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de janeiro de 2022, 14h26min

    Mas o pai dele é presidiário e a família biológica nunca apresentou interesse em relação ao menino.

    G

    Gbs Quinta, 27 de janeiro de 2022, 14h27min

    Pois é! Como eu disse se ninguem quiser possivelmente sera enviado ao abrigo