Boa Tarde, eu estou comprando um terreno de um conhecido, em 120 parcelas de 600 reais, eu gostaria de saber como proceder, alem do contrato de compromisso de compra e venda, o que posso mais fazer para garantir, no caso de uma morte por ex, corro risco da familia dele me tomar o terreno ?

muito Obrigada!

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 27 de janeiro de 2022, 21h59min

    Com contrato de compra e venda você não está comprando nada. O que você está recebendo é a posse do imóvel.

    Em nome de quem esse imóvel está registrado no Cartório Imobiliário?

    F

    fauve Sexta, 28 de janeiro de 2022, 7h14min

    10 anos é bastante tempo né? Se o contrato de compra e venda foi assinado pelos proprietários do imóvel então esse contrato, mesmo particular, pode ser averbado no registro de imóveis. Assim você não corre o risco inclusive desse imóvel ser novamente vendido a terceira pessoa. Mas enquanto você não acabar de pagar o imóvel ninguém vai te passar escritura.

    E de qualquer forma se os vendedores morrerem antes de assinarem a escritura entendo que haverá necessidade de processo judicial (que pode ser fácil se os herdeiros estiverem concordes) ou um pouco mais complicado dependendo do caso.

    Mas é um risco inevitável se você quiser ir em frente com o negócio. E se esse terreno não é propriedade de quem está te vendendo você estará comprando apenas a posse. Arrisque-se se quiser. O que mais tem no Brasil é imóvel de posse.

    G

    Gbs Sexta, 28 de janeiro de 2022, 7h18min

    Ja verificou se quem esta te vendendo tem escritura registrada? Se tiver e vc tiver os devidos cuidados de fazer contrato bem feito e seguir o que foi orientado dificilmente tera problemas