Oi, sou um menor de idade que precisa urgentemente de orientação. Tenho um tio que está me ameaçando de me colocar no orfanato porque ele acha que estou fazendo mal a mãe dele (minha guardiã), que cuida de mim desde quando eu era recém-nascido, mas agora ele está me acusando de deteriorar a saúde dela sendo que eu não faço tudo isso que ele fala. Minha mãe ( minha guardiã) conta casos para ele que o mesmo dramatiza várias vezes mais. Não suporto mais a situação, porque quando ele tenta dialogar comigo ele é agressivo, me xinga e grita comigo, e já me tiraram o celular uma vez porque eu fiz uma pergunta judicial sobre o mesmo caso, excluíram a conta de e-mail que eu usava não só minha guardiã está aflita com isto como eu estou, assim como meu psicológico, fui no Caps e numa psicóloga do SUS com a qual eu já faço acompanhamento desde a escola municipal em 2019 quando perdi minha mãe biológica, não quero fazer alarde na família porque isso só prejudica minha saúde como a de minha guardiã (minha bisavó), além de aumentar mais ainda minha fama de culpado entre os familiares, agora na vizinhança também. Não sei se já mencionei, mas a companheira do meu tio (o acusador de violência contra o idoso), disse que vai bater em "Eu pegava bicho no mato é pelo rabo", alguns minutos depois veio meu tio junto com ela dizendo que se eu não destrancaçe a porta ele iria arrombar, só depois de eu ter gritado eles saíram da porta, sinceramente, eu não gosto dessa situação e nem sei o que fazer em relação a ela, só sei que qualquer tática usada por mim para me defender só reforça as minhas acusações, já fiz uma tentativa de cortar o pulso após o acontecido, o que me acarretou a ir para o Caps, não aguento mais.

Respostas

    G

    Gbs Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 6h27min

    Entao procure o conselho tutela e va para abrigo

    F

    fauve Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 7h02min

    Um abrigo não é o fim do mundo. É só uma casa acolhedora onde crianças e adolescentes em situação de risco estarão em segurança. Você continua frequentando a escola normalmente.

    Você tem pai ou mãe vivos?

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 12h29min

    Como eu citei, minha mãe biológica morreu, mas o meu pai é presidiário.

    F

    fauve Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 13h47min

    De repente você vai ter mais paz num abrigo do que em sua atual residência. Como eu disse: abrigos são casas de acolhimento onde você não ficará trancado, muito ao contrário, vai continuar frequentando a escola e desenvolvendo atividades destinadas a adolescentes.

    Você tem contato com sua avó paterna?

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 19h00min

    Raramente.

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 19h02min

    Mas e quando eu tiver completado 18 anos e ter que sair do orfanato, terei de morar na rua ?.

    G

    Gbs Segunda, 14 de fevereiro de 2022, 19h15min

    Bom e vc aos 18 ainda pretende continuar sob teto de quem o esta?abrigando hj? E se pessoa falecer amanha?...lembrando que nada impede de que daqui alguns anos vc ja possa trabalhar como menor aprendiz e garantir sua independencia

    ?

    Desconhecido Sexta, 04 de março de 2022, 0h23min

    Mas o meu tio diz que o orfanato não é tão bom quanto dizem e que vão me maltratar no local. Não quero sair da família, a única pessoa que fica me rebaixado é o meu tio "Lixo, bosta".

    F

    fauve Sábado, 05 de março de 2022, 7h30min

    Seu tio está enganado; abrigos são espaços acolhedores mantidos pelo estado e que têm todo interesse de tratar bem os abrigados. Não é um orfanato vivendo de caridade.

    De qualquer forma sua bisa tem a sua guarda portanto ela não abrindo mão dessa guarda você continua morando com ela.

    ?

    Desconhecido Sábado, 05 de março de 2022, 18h21min

    Obrigado pela orientação.

    ?

    Desconhecido Sábado, 05 de março de 2022, 20h08min

    Em que casos é recomendado uma criança ir para um orfanato ?.

    F

    fauve Sábado, 05 de março de 2022, 20h41min

    Não são mais orfanatos e sim casas de acolhimento. E são diversas as situações que levam crianças a essas casas. Por exemplo: vamos supor uma família em situação de rua. As crianças podem ficar em casas de acolhimento sem que os pais percam o contato com elas e sem que percam o poder familiar. Quando a família estiver estruturada as crianças voltam para casa.

    Sempre se tenta buscar o que for melhor para as crianças, estruturar as famílias e restituir essas crianças aos seus lares.

    No Brasil não é nem uma questão de encontrar um lar para a criança e sim encontrar crianças para os lares. Em que pese muitas crianças em casas de acolhimento a maioria será restituída à família.

    ?

    Desconhecido Segunda, 07 de março de 2022, 0h54min

    Eu gostaria de saber se eu poderia entrar com alguma ação judicial para os seguintes casos: Retirar o celular para não ser sanada as dúvidas, difamação, humilhação e deterioração da saúde mental. Sinceramente, estou com ódio dele.

    G

    Gbs Segunda, 07 de março de 2022, 5h28min

    Nao vc nao entra com nenhuma açao

    F

    fauve Segunda, 07 de março de 2022, 7h16min

    Menor de idade tem que ser assistido pelo guardião. Sozinho você não entra com processo.

    ?

    Desconhecido Terça, 22 de março de 2022, 11h33min

    A minha guardiã não me ajuda nesse momento, pelo ao contrário!, ela fala que se eu for na advocacia pública sozinho vão me redirecionar ao abrigo e que pelo histórico da minha mãe e meu pai e etc. Ela não me apoia ela desencoraja. Começo da história- Meu tio vinha na minha casa brigar comigo (geralmente quando eu retornava da escola), eu cansado tendo de aguentar as suas gritaria e agressividades (ele brigava comigo porque ele achava que eu maltratava a mãe dele (minha guardiã) o que eu não faço!, e quando ele gritava eu ficava ainda mais irritado e ao mesmo tempo eu me sentia impotente então eu resolvi enviar uma pergunta para esse site, então a filha dele viu e pegou meu celular para ver o meu histórico de pesquisas e descobriu que eu já tinha feito outras perguntas nesse mesmo site perguntando como se eu fosse o pai dela porque eu vejo advogados sendo agressivos, então eu perguntei no lugar dele para ver o que respondiam. A pergunta se chama: " menino agressivo de 11 anos". Então eles falaram que eu estava fazendo falsidade ideológica e que iam me entregar a fundação casa, mas eu só queria sanar as minhas dúvidas por algo que ele estava fazendo com a minha mente e agora a minha mãe diz que se ela for comigo ela vai dizer o que eu falo do filho dela e que vão me processar e que com isso o bairro vai saber e eu vou para o orfanato. Ou seja, como eles acham que eu sou trouxa e não sei sobre leis (o que eu tenho um pouco de conhecimento), eles acham que podem me oprimir, então na tentativa inútil de limpar o nome do meu tio, tentaram apagar a minha conta do Google e como eu não sou tolo eu recuperei a minha senha e SIM! doutores(a)s, tudo o que eu faço ou pesquiso na internet a filha do meu tio tem conhecimento. Naquele dia eu dei uma enlouquecida e fiz tentativas fracassadas de cortar o meu pulso e por isso a louca da mulher dele falou que se eu não parasse ela ia telefonar para a polícia, desde então estou com raiva dela e de seu companheiro ( juntos a 12 anos aproximadamente), então hoje eu acordei com raiva dele e por isso estou aqui escrevendo este texto onde possívelmente não adiantara de nenhuma forma, então eu quero processalo pelos seguintes atos: difamação, calúnia, humilhação e afins. Qualquer dúvida será respondidas com riqueza de detalhes e minhas opiniões, me perdoem por quaisquer erros gramáticais.

    ?

    Desconhecido Terça, 22 de março de 2022, 11h36min

    Desculpem-me, a primeira parte do texto foi cortada. Ela dizia que eu queria ir na advocacia pública e ela não queria me levar então eu falei que eu ia sozinho, ela começou as acusações apoiadas de opressão e afins.

    F

    fauve Quarta, 23 de março de 2022, 7h56min

    É que você quer processar as pessoas mas quer continuar morando com elas. Neste momento a melhor pessoa para você conversar é o psicólogo do CAPS, que pode inclusive acionar o conselho tutelar, coisa que você também pode fazer. Mas volto ao início: você não quer morar no abrigo.

    G

    Gbs Quarta, 23 de março de 2022, 8h12min

    Quer so o melhor de 2 mundos. Nao é caso juridico.