Pessoal, também passei muitos dias de nervosismo!!! E agora essa!! Ou a correção está muito complicada, pode ser penal, civil, trabalhista, ...., ou pode ser problema técnico mesmo......, mas que é de deixar qualquer um nervoso isso é com certeza! Esga noite nem consegui dormir direito de ansiedade, no entanto para nossa surpresa, mais dois dias ..., diante de tal situação nos sentimos tão indefesos perante tal procedimento adotado!
Gente, calma. Sou advogado há 17 anos. Dias de nervosismo passo eu, que minha esposa prestou essa prova desgraçada que todos vocês, loucos, resolveram fazer (de penal). O consolo para vocês todos, é que a prova estava difícil, ambígua e que, se fosse dada para os advogados atuantes hoje, talvez 90% não passassem. Vou continuar consolando e distraindo minha amada até dia 13, torço por ela e por todos vocês. Para os que não passarem, mãos na massa, que o próximo é logo aí e só não passa quem desiste.
Pessoal,
INFORMAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA A TODOS!
Quanto aos RECURSOS, lembro que todas e questões exigia mais de uma proposição. Quanto a da correção, chamo a atenção para ficarmos atentos a essa ocorrência, posto que eu e outros candidatos respondemos e talvez Tb. Tenhamos acertado, parte de algumas questões. E tenho um professor (de tributário) que já foi corretor dessas provas da OAB e ele me disse que a análise das provas, observa um caráter subjetivo, de forma que: 1. Alguns corretores aproveitam o máximo que pode ser aproveitado outros corretores não agem dessa forma, pelo contrário; 2. Tendo em vista que algumas questões foram respondida pela metade (ou prte da mesma), devemos em nosso abordar isso em nossos recursos. Outra coisa, quanto a essa hipótese, os corretores respondem q. a correção e pontuação é subjetiva. Mas há casos que a resposta fora respondida pela metade e/ou parte, assim sendo, entendo que deve ser acrescido à mesma a pontuação correspondente ao acerto. (fiquem atentos a isso). 3. Outro fato q. ocorre na correção e esse mais grave é os seguinte, alguns corretores entendem que se candidato não acertara a questão por inteiro, ele zera a questão, e isso é deveras prejudicial a todos.
Lembrem-se que todos os pontinhos q. puderem ser somados, serão importantes, pois, 5,5 é igual a 6,0....
Pra confirmar o que alegamos, prestem atenção que realmente as questões apresentam mais de uma prepositiva, como se segue abaixo (na prova de civil):
1º) a) Em face dessa situação hipotética, aponte a solução processual adequada ao problema da omissão do nome de Antônio nas primeiras declarações do inventário de seu pai até que se decida a questão posta,
b)discriminando o modo de encaminhar a solução e indicando os dispositivos pertinentes no Código Civil e no Código de Processo Civil.
2º) a)O caso implica competência absoluta ou relativa?
b)< É possível o acolhimento do pedido de Laura, quanto ao deslocamento da competência, segundo o Código de Processo Civil?
3º) a) Em face da situação hipotética acima apresentada, identifique o tipo de operação firmada entre Amauri e Márcio;
b) assim como seus efeitos jurídicos,
c) esclarecendo se subsiste a obrigação de Amauri. Fundamente sua resposta conforme as normas aplicáveis do Código Civil e do Código de Processo Civil, se houver.
4º) a) Considerando a situação hipotética apresentada, identifique a natureza da relação mantida entre Fredson, Ricardo e Alberto,
b) explique se a atitude de Fredson encontra amparo nas disposições do Código Civil e
c) indique a providência que Ricardo e Alberto podem adotar para a defesa de seus direitos.
5º) a) Em face dessa situação hipotética, assumindo a posição de advogado(a) procurado(a) por Rodrigo, identifique a natureza do ajuste celebrado entre Rodrigo e Felipe,
b) esclarecendo qual seria o comportamento adequado à preservação dos direitos de seu cliente, conforme as disposições pertinentes do Código de Civil e do Código de Processo Civil.
Gente, eu já venho militando na advocacia (com atos ratificados pelo adv. Q. trabalho há algum tempo), e uma coisa q. aprendi foi: me preparar prá tudo e não confiar em ninguém, e esperar de alguma forma, o erro do meu oponente, pois qdo não houver saída, poderia atuar nesse erro (na brecha deixada pelo adversário).
E a sabedoria popular nos diz que previnir é melhor q. remediar, por isso, vamos nos cercar de todos os meios possíveis a não existir falhar nos recursos, pois, até o juízo de admissibilidade dos mesmo “pasmem”, mas é quase que discricionários.
É isso, boa sorte a todos nós.
Alertei a todos para que comecem a pesquisar jurisprudência para eventual mandado de segurança.
Veja-se o que estava escrito na folha de rosto do caderno de respostas (item 9 das instruções):
"9. Na elaboração de seus textos – peça profissional e questões, - inclua todos os dados que se façam necessários, sem, contudo, produzir qualquer identificação além daquelas fornecidas no caderno de prova. Para tanto, utilize o nome do dado seguido de reticências, conforme o seguinte exemplo: “Município..., Data..., Advogado..., OAB...”. Não omita nenhum dado legalmente exigido, utilizando sempre o modelo exemplificado. Além disso, não utilize linhas em branco para separar partes e (ou) parágrafos do seu texto" (disponível no site: www.oabrj.org.br – ícone do exame 36 – 2ª. fase – prova idêntica porque o RJ participa do exame unificado nacional).
Foi a primeira vez que a CESPE fez esta recomendação e, com certeza, se o motivo do adiamento da lista dos aprovados decorreu desta norma, é claro que cabe mandado de segurança. Mesmo porque inexistia previsão expressa nesse sentido no edital, assim como a capa do caderno de prova não teria o condão de alterar as condições que foram implementadas pelo próprio edital.
No mais, resta-no aguardar em Deus que o CESPE não cometa uma asneira tão grande como essa. Esperemos que esse não seja o verdadeiro motivo (omisso) pelo atraso na publicação da lista dos aprovados...
Todas as provas são corrigidas em Brasília, todas vieram pra Brasília, são corrigidas unica e exclusivamente por professores da UNB, sempre foi assim com as provas do CESPE. A OAB tem o maior volume de provas discrusiva já corrigidos pelo CESPE, uma vez que na maioria dos concursos corrigi-se um número 2 ou 3x do número de vagas, apenas, talvez seja o motivo da demora.
Problemas na Cespe/UnB atrasam resultado de Exame de Ordem 13/11/2008
Por motivos técnicos ocorridos durante a correção das provas prático-profissional, o resultado do Exame de Ordem 2008.2 ainda não foi divulgado. Assim que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb), empresa responsável pela aplicação e correção das provas, encaminhar a relação dos aprovados, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) publicará a lista no site da instituição e no mural da sede, localizada na Praça da Piedade, em Salvador.
Fonte: Imprensa OAB-BA