Minha eposa estava saíndo do nosso prédio quando o portão que não possui temporizador fechou sobre o seu carro, o portão só abre e fecha com comando do controle remoto, pode ter sido algum outro vizinho que não a viu a comandou o portão eletrônico, acionei o seguro do condomínio que se recusou, alegando que houve imprudência, mnha esposa estava com as duas mãos no volante no momento do ocorrido (o carro é automático) não sabemos quem acionou o portão, o que devo fazer?

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 08 de abril de 2022, 14h31min Editado

    Descubram quem supostamente acionou o controle e ingressem com ação judicial. Ou então arquem com o prejuízo.

    O fato de não saberem quem pode ter acionado o controle não transfere ao condomínio (e consequentemente à seguradora dele) a responsabilidade pelo ressarcimento dos danos, pois de sua narrativa não se extrai culpa ou dolo do condomínio.

    G

    Gbs Sexta, 08 de abril de 2022, 15h31min

    Ouso discordar da seguradora...ela nao pode presumir que houve imprudencia do condutor do veiculo...a seguradora arca com custos e tenta açao de regresso contra o condominio e o condominio que busque quem acionou indevidamente o controle.

    H

    Hen_BH Sexta, 08 de abril de 2022, 17h03min

    ISS, pelo que eu entendi, a seguradora que se negou a arcar com os danos foi a seguradora do próprio condomínio, e não a do veículo.

    Ou seja, a seguradora do condomínio, provavelmente por entender que não se comprovou culpa de sua parte, se negou a pagar o dano.

    Por outro lado, a seguradora do veículo (acaso ele tenha seguro) não poderia mesmo se negar a ressarcir o dano, e depois que se virasse para saber de quem cobraria o prejuízo.

    G

    Gbs Sexta, 08 de abril de 2022, 17h27min

    Hen! A seguradora do condominio deve COMPROVAR a culpa do condomino...se foi uma simples negativa sem a devida justificativa prova da negligencia, nao cabe negativa.
    Vamos aguardar o que diz a autora da pergunta

    F

    fauve Sábado, 09 de abril de 2022, 7h20min

    Se o condomínio não tem nem ao menos temporizador é improvável que tenha algum seguro além do obrigatório. No máximo talvez seguro de responsabilidade civil que só cobre algum dano após transito em julgado de sentença condenatória contra o condomínio.

    Tem câmaras, certo? Sua esposa tentou entrar na rabeira de alguém? Eu acionaria meu próprio seguro e esqueceria o assunto.

    ?

    Desconhecido Sábado, 09 de abril de 2022, 11h31min

    O condomínio tem seguro com RC Portão Eletrônico o veículo tb possui seguro, não possui câmera e a morada não tentou passar junto com outro veículo.

    F

    fauve Sábado, 09 de abril de 2022, 11h44min

    Henrique até onde eu sei um seguro que cobre danos aos bens dos condôminos é rápido porque não se discute responsabilidade, havendo dano o seguro cobre.

    Porém um seguro que cobre a responsabilidade civil do condomínio vai exigir que primeiro seja comprovado que o condomínio foi de fato responsável. Sem câmaras e sendo apenas a versão da sua esposa não dá para termos ideia de qual será a decisão judicial. Tudo pode ser alegado, inclusive que o dano nem aconteceu no condomínio.

    Entendo que o mais fácil para você é acionar o seu seguro. E leve o assunto para a assembleia sobre câmaras (atualmente eu considero um investimento essencial) e sensor antiesmagamento para o portão (de vital importância).