Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/102541
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Publicado em .

A lei não é brincadeira, e é por isso que muitos escritórios de advocacia evitam um plano de marketing, mídia social e relações públicas exagerados: eles estão tentando manter uma imagem prática e sincera de seu escritório.

As equipes de marketing de hoje ultrapassam os limites da criatividade, com o marketing inovador e direto se tornando um favorito para a maioria das táticas das empresas, em que a maioria dos escritórios de advocacia desejam evitar a todo custo.

Mas o desafio ainda está aí: o que é marketing jurídico e como funciona? Vamos responder para você a partir de agora.


Marketing jurídico: uma história

O marketing jurídico não foi muito popular ao longo da história. Por ser um setor mais 'tradicional', a área jurídica sempre valorizou o marketing boca a boca e outros métodos ultrapassados.

Não é comum ver grandes outdoors chamativos anunciando advogados e isso porque os escritórios de advocacia lidam com assuntos muito delicados delicados e precisam ser reservados.

Na era do marketing tradicional da 'velha escola', a melhor escolha era colocar anúncios chamativos no jornal local, ou então os escritórios recorriam à panfletagem.

O pensamento tradicional diria que um escritório de advocacia que usa marketing jurídico não é muito bom e, quando você está procurando um advogado, deseja o melhor, não é mesmo?

Estudos ainda mostram que advogados autônomos e 'freelance' são muito mais comuns do que escritórios com vários advogados praticantes. Aqueles que exercem a advocacia como advogados autônomos provavelmente não terão um grande orçamento de marketing, contando, em vez disso, com o boca a boca e a comunidade local para trazer trabalho.

O boca a boca pode ser uma ótima ferramenta de marketing para comerciantes individuais, mas isso não significa que um pouco de esforço de marketing jurídico não irá lhe beneficiar.


Marketing e crescimento do escritório de advocacia: por que o setor jurídico está evoluindo

Os dias da publicidade tradicional ficaram para trás e estamos começando a ver algumas empresas inovadoras testando novas técnicas de marketing.

Os escritórios de advocacia são, antes de tudo, empresas. Toda empresa deve ter o crescimento como parte importante de sua estratégia: todas as atividades da empresa devem ter como meta abrangente o crescimento do negócio e a criação de um status de credibilidade.

É aí que o marketing do escritório de advocacia se torna necessário.

O marketing é realmente importante para os escritórios de advocacia nos dias de hoje. À medida que os escritórios de advocacia iniciam suas jornadas de crescimento e o mercado jurídico se torna mais competitivo, conquistar uma fatia do mercado para sua empresa é vital para se manter à tona.

Isso não significa que você tem que lançar uma campanha toda cantada e dançante com uma celebridade de primeira linha e um orçamento gigantesco.

O marketing do escritório de advocacia deve ser reduzido, profissional e inteligente.


Como comercializar um escritório de advocacia?

É fácil ver as qualidades que seus clientes procuram em um escritório de advocacia. O setor jurídico deve ser visto como seguro, profissional e - o mais importante - talentoso.

Ninguém quer contratar um advogado em quem não possa confiar para vencer o caso ou para fornecer o melhor e mais confiável conselho possível.

Faz sentido, então, concentrar os esforços de marketing de seu escritório de advocacia em torno dessas características, mostrando o quão confiável, profissional e confiável seu escritório de advocacia é.


Veja como iniciar sua campanha de marketing de escritório de advocacia em 3 etapas fáceis

1. Crie um DNA de marca

Seu escritório de advocacia é mais do que apenas um negócio - é uma marca. Criar o DNA da sua marca significa aproximar-se de sua empresa, incluindo quem você está tentando alcançar, quais são seus valores fundamentais e quais são os principais objetivos de sua empresa.

Você pode começar criando um site para advogados, inserindo informações sobre o escritório e sobre os advogados que trabalham nele.

É bom falar um pouco sobre as áreas de atuação que o escritório abrange e também contar um pouco da história do escritório, quando foi fundado, locais que atua, e casos de renome que já defendeu.

2. Encontre seu mercado-alvo

A pesquisa de mercado é uma grande parte de seus esforços de marketing - você não pode ter uma campanha de marketing eficaz sem um mercado-alvo.

Usando os valores de sua marca, identifique quem é seu mercado-alvo e conduza entrevistas, questionários e grupos focais para ajudá-lo a entender melhor suas necessidades.

3. Planeje sua campanha

Depois de saber para quem seus esforços de marketing são direcionados, você saberá quais fluxos de marketing são adequados para o seu negócio jurídico.

Teste suas campanhas e aprenda à medida que avança - você encontrará o que funciona para você rapidamente.

Não importa que tipo de escritório de advocacia você tenha, o SEO é uma boa forma de você atrair clientes de forma natural, utilizando o seu site.

Para criar uma campanha eficaz de SEO, é preciso antes otimizar o seu site e estudar o mercado digital para seu nicho.

Recomendamos você buscar uma consultoria SEO profissional para ajudar nas otimizações e elaboração de campanhas como link building. Dessa forma você pode criar uma autoridade na web para seu escritório, posicioná-lo nos motores de busca, e atrair milhares de leads qualificados por mês.


Conclusão

Marketing jurídico ainda é uma novidade em ascensão, não por essa área ser nova, mas sim porque agora que ela está começando a se desenvolver. Então se você tem um escritório de advocacia, recomendamos ficar de olho no assunto.

Com o marketing jurídico você tem mais possibilidades de conseguir bons clientes. Seja por campanhas de tráfego pago (Google Ads) ou por orgânico (SEO). Além de tudo isso, pode utilizar a internet para mostrar para as pessoas o quão qualificado você é como advogado.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.