Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/28932
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Quais os rumos da União Européia?

Quais os rumos da União Européia?

Publicado em . Elaborado em .

União Européia sem rumo após eleições continentais.

Notícias mais recentes informam que Itália vai agregar ao seu PIB lucro geradas pela prostituição, tráfico de drogas e contrabando. Como isto serão mensurado e agregado ao PIB ainda é um mistério, mas fato é que medida esdrúxula como essa mostra o desespero em que um dos principais países da Europa se encontra. Quatro recessões nos últimos 13 anos levaram o PIB italiano a uma queda de 1,9% em 2014, para € 1,56 trilhão — 2% menor que em 2001, descontando a inflação no período. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), a revisão da composição foi feita de acordo com as regras da União Europeia.
.

Principais líderes europeus já repensam a estrutura da UE frente á derrota nas eleições continentais onde a extrema direita saiu vitoriosa. Na França, a Frente Nacional (FN), de extrema-direita, saiu vitoriosa com 25% dos votos, empurrando os socialistas de Hollande para o terceiro lugar. A presidente da FN, Marine Le Pen, afirmou nesta terça-feira que o seu partido iria usar o seu mandato eleitoral para “defender a França” e combater “medidas loucas como votos para imigrantes”.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, por sua vez, vai convidar líderes da UE para definir prioridades mais simples que atendam às preocupações de eleitores frustrados. No Reino Unido, o partido Ukip, anti-imigração e anti-UE, ficou em primeiro lugar na votação nacional, com 27% de apoio, enquanto os conservadores, de Cameron, ficaram em terceiro.

Um dos objetivos imediatos de Cameron é convencer os líderes que Jean-Claude Juncker, ex- primeiro-ministro de Luxemburgo, não é a pessoa certa para liderar a Comissão Europeia.Difícil saber qual rumo da União Europeia que nasceu forte, mas a cada dia se mostra mais vulnerável tomará para decidir o rumo de 28 países membros e quase aproximadamente meio bilhão de habitantes.

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/hollande-defende-reducao-de-poder-reforma-na-uniao-europeia-12615152


 


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.